Aguarde...
Voltar

melhoresempresas

Você sabe o que é o endomarketing e a importância dele para sua empresa?

Estratégia de marketing voltada para o público interno de uma empresa ajuda no engajamento e motivação de funcionários

| ACidadeON/Ribeirao

Estratégia de marketing visa trabalhar comunicação interna de uma empresa (Foto: Divulgação / Pixabay)


Se você está pensando em maneiras de aproximar os seus funcionários da sua empresa e motivá-los, o endomarketing pode ser de grande ajuda.

O endomarketing, de acordo com Carmen Justo, coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Moura Lacerda, é uma estratégia de marketing voltada para o público interno de uma empresa. Também conhecido como marketing interno, a ação visa trabalhar uma comunicação interna em diferentes frentes. "Seja falar de temas do dia a dia, sobre cultura organizacional ou até de trabalhos sociais que a empresa realiza", exemplifica Carmen.

A professora mestre explica que essa divulgação culmina em um contato diário da equipe com todos os processos, os tornando mais motivados e focados em "vestir a camisa" da empresa. "Para os funcionários vestirem a camisa da empresa, eles tem que saber o que está acontecendo na empresa".   

Um gancho importante da estratégia é o trabalho motivacional que ele pode ajudar a fazer, por isso, segundo Carmen, é importante que a equipe de Recursos Humanos também participe do desenvolvimento do endomarketing. Um exemplo dado pela coordenadora é a divulgação interna de um prêmio que uma indústria ganhou, que pode afetar positivamente os colaboradores.  

"Quando uma empresa recebe um prêmio geralmente participam desses eventos apenas a diretoria, coordenadores e muitas vezes os funcionários nem ficam sabendo. E se você divulga isso internamente, os funcionários sentem que fazem "parte dessa conquista" e ficam mais motivados".

A divulgação interna de campanhas voluntárias também podem auxiliar a engajar os colaboradores e, ao mesmo tempo, mostrar os valores da empresa. Também é possível desenvolver treinamentos internos e atividades culturais voltados ao rendimento e incentivo dos funcionários. E não são apenas grandes empresas que podem usar o endomarketing para valorizar a equipe. Carmen explica que principalmente nos dias atuais, em que há tanto ruído, a comunicação interna é essencial para que a externa funcione. 

Se você quer levar essa estratégia para sua empresa, Carmen sugere desde contratar uma assessoria externa a até mesmo ter um profissional dentro da equipe. "Para o empresário de pequeno, médio ou grande porte, é sempre importante contar com um profissional bem formado na área. Ainda mais hoje em que vivemos um momento de muitas informações, é importante filtrar esse conteúdo".

Você pode ajudar o jornalismo sério

A missão do ACidade ON é fazer um jornalismo de qualidade e credibilidade. Levar informação confiável e relevante, ajudar a esclarecer e entender os fatos, sempre na busca de transformação. E o seu apoio é fundamental. Ajude-nos nessa missão para construir uma sociedade mais crítica e bem informada.

Apoie o bom jornalismo.

Já é assinante? Faça seu login.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON