Aguarde...

ACidadeON Ribeirão Preto

Ribeirão Preto
mín. 20ºC máx. 36ºC

Política

Nogueira aponta crime eleitoral contra Samanta

Declaração do prefeito foi dada ontem no evento de posse do novo secretário de Assistência Social

| ACidadeON/Ribeirao

Despedida: Carlos Cezar se manifestou ontem pelas redes sociais (Foto: Matheus Urenha / A Cidade)
Para o prefeito Duarte Nogueira (PSDB), a mulher dele, Samanta Duarte Nogeira (PSDB), foi alvo de crime eleitoral na campanha para deputada federal.  

Ontem (9), durante entrevista sobre a troca de secretário da Assistência Social, o chefe do Executivo não poupou críticas à informação levantada pelo vice-prefeito (e agora ex-secretário de Assistência Social) Carlos Cezar Barbosa (PPS), sobre pedidos direcionados a comissionados para doarem recursos para a campanha de Samanta.  

"O Ministério Público já está apurando. Agora é aguardar as investigações e verificar o que levou a esse acontecimento na antevéspera de uma eleição tão disputada como foi a que tivemos", disse Nogueira.  

O A Cidade questionou o prefeito, se ele chegou a conversar com integrantes do gabinete sobre o assunto - a informação do vice-prefeito dava conta que o pedido de doação partiu do gabinete. Nogueira disse que não porque tem "consciência que isso não aconteceu".  

"Basicamente, seria tentar alimentar uma mentira, uma fofoca. Vai ficar provado pelo Ministério Público que isso não ocorreu. E não deixa de ser crime eleitoral tentar prejudicar a campanha de outro", disse.  

Samanta não foi eleita deputada - recebeu 42.282, sendo 34ª da coligação feita pelo PSDB. Para Nogueira, não é possível saber se a denúncia de Carlos Cezar atrapalhou nas urnas. "Não tenho como avaliar, mas certamente criou um constrangimento desnecessário e criminoso na última semana do processo eleitoral", finalizou o prefeito de Ribeirão Preto.

O caso  

Em entrevista ao A Cidade, o vice-prefeito disse que tinha recebido informações que os comissionados da Assistência Social tinham recebido um pedido, vindo do gabinete do prefeito, para doação de recurso para a campanha da Samanta.
Após a denúncia, o Ministério Público abriu procedimento para investigar o caso um possível abuso de poder econômico e político. 

Vice fala pela rede social 

O vice-prefeito Carlos Cezar Barbosa (PPS), usou a rede social Facebook para se manifestar em relação à exoneração da função de secretário da Assistência Social. Barbosa confirmou que solicitou a exoneração no dia 4 de outubro, 36 horas depois de dar entrevista ao A Cidade, denunciando um suposto esquema que estaria pedindo doações financeiras para a campanha de Samanta Duarte Nogueira (PSDB).   

Veja o que disse o vice-prefeito na rede social Facebook:
 
"Comunico aos amigos que, no dia 4 de outubro, pp, entreguei ao Prefeito Municipal pedido de exoneração do cargo de Secretário Municipal de Assistência Social. O pedido foi aceito ontem e hoje, oficialmente comunicado pelo Palácio Rio Branco meu desligamento. Devo registrar que em um ano e nove meses consegui, com uma boa equipe, grandes conquistas no âmbito da SEMAS, que apanhamos totalmente deteriorada. Minha missão à frente do órgão foi cumprida, o que me leva a sair de cabeça erguida com sentimento pleno de dever cumprido. No momento atual entendi que a permanência no cargo deixava de me interessar porque em nada estava acrescentando ao meu histórico profissional. Minha expectativa, enquanto Vice-Prefeito era a de que teria um protagonismo no governo, compatível com o currículo que ostento e com a importância que modestamente, com meu partido, o PPS, tive no processo eleitoral. Infelizmente isso não ocorreu. Continuarei a exercer o cargo de Vice-Prefeito, nos termos de nossa Lei Orgânica e, nessa qualidade, encaminhar formalmente ao Executivo sugestões e propostas. Acrescento, ainda, que minha transitória presença no cenário político jamais se pautou por interesses pessoais, mas pelo interesse maior de auxiliar no resgate de minha amada Ribeirão Preto, e ainda que tenha visto como subestimada minha atuação nesse governo e de, eventualmente, discordar de determinados atos, jamais tive dúvidas de haver me unido ao lado certo, tanto que o processo de recuperação do Município é uma realidade. Agradeço a meus colaboradores, sem os quais não conseguiria oferecer aos assistidos da SEMAS, o extraordinário salto de qualidade que demos. Esta postagem vale como nota à imprensa, eis que nada tenho a acrescentar e que em seu tratando de nota, ninguém colocará palavras em minha boca".

Leia mais 

Carlos Cezar Barbosa é exonerado do cargo de secretário municipal  

Duarte Nogueira anuncia Guido Desinde Filho como novo secretário da Assistência Social



Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook