Aguarde...

Política

Câmara vota permissão para entrada de animais em hospitais

Proposta está na pauta do Legislativo de Ribeirão Preto, desta terça-feira (18); ações com animais já são utilizadas pelo HC-RP

| ACidadeON/Ribeirao

Cães são acompanhados por uma equipe de profissionais e fazem visitas todas as semanas  no HC-RP (Foto: divulgação/HC)
 
A Câmara Municipal de Ribeirão Preto vota nesta terça-feira (18), projeto que permite a entrada de animais domésticos e de estimação em hospitais públicos e privados do município. A medida, que tem o intuito de auxiliar no tratamento dos pacientes, já é utilizada pelo HC-RP (Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto).  

CLIQUE AQUI E LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE RIBEIRÃO PRETO
 
Segundo a proposta, entrada dos bichinhos de estimação deve ser agendado na administração do hospital. Os animais só poderão entrar nas unidades de saúde transportados dentro de recipientes ou caixas adequadas e em companhia de um responsável.  

De acordo com o autor do projeto, Igor Oliveira (MDB), a permissão para que animais entrem nos hospitais é uma realidade que já existe em outros países. "Pesquisas mostram que animais de estimação trazem, de fato, benefícios para a saúde e recuperação do paciente internado", afirma o vereador na justificativa do projeto.  

Caso pioneiro
 
Ribeirão Preto já conta com um projeto que permite a entrada de animais de estimação nos hospitais, que está na ativa desde a metade de 2019. O projeto Cão Carinho tem o objetivo de levar bichinhos para visitar pacientes do HC-RP (Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto).  

A iniciativa foi implementada pela médica intensivista Maria Auxiliadora Martins. De acordo com ela, os animais proporcionam momentos de distração aos pacientes internados no hospital.  

Cada encontro dura, em média, 15 minutos. Além disso, os bichinhos têm de estar com as carteiras de vacinação em dia, as patas higienizadas e serem adestrados.  

Leia mais:
Cães ajudam pacientes internados no HC com visitas e carinho

Mais do ACidade ON