Aguarde...

Política

Eleição: candidatos propõem tarifa zero e estudo sobre VLTs

Confira as propostas dos candidatos a prefeito de Ribeirão Preto nas eleições de 2020 para o transporte e mobilidade urbana

| ACidadeON/Ribeirao

No Rio de Janeiro, o VLT foi inaugurado em 2016 (Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil)
 
A implementação da tarifa zero, ciclovias, discussão sobre a adoção de VLTs (veículo leve sobre trilhos) e melhoria das calçadas estão entre as principais propostas defendidas por candidatos à Prefeitura de Ribeirão Preto que disputam as eleições de 2020.  

CLIQUE AQUI E LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE AS ELEIÇÕES 2020
 
Veja abaixo o que cada um dos candidatos propusera em seus planos de governo apresentado para a Justiça Eleitoral os planos podem ser consultados pelo Divulgacand.  

Confira as propostas:  

Fernando Chiarelli (Patriota)
O candidato propõe a criação do VLT (veículo leve sobre trilhos) aproveitando os trilhos das linhas férreas já construídos na cidade; obrigatoriedade de cobrador nos ônibus urbanos.  

Luís Henrique Usai (PRTB)
O candidato propõe a ampliação na quantidade de linhas de ônibus, com redução de tarifas; instalação de bicicletários; melhorias nas ciclovias e ciclofaixas; incentivo no transporte por meio de tração humana; integração dos modais de transporte para amenizar a poluição no Centro; VLT ou "Litorina" veículo de transporte ferroviário não subterrâneo.  

Cris Bezerra (MDB)
A candidata propõe que seja iniciado estudos para implantação de meios de transporte "mais modernos", como BRT, monotrilho, trem de subúrbio; transformar a Transerp em secretaria ou autarquia; aumento de linhas expressas no transporte coletivo e programa de educação para o trânsito.  

Duarte Nogueira (PSDB)
O candidato propõe ampliar o programa de integração da tarifa, incorporando necessidades da região metropolitana; criação de um centro de controle operacional do transporte público; estimular o adensamento populacional ao longo dos corredores de ônibus; melhorar o acesso ao transporte para pessoas com deficiência de locomoção.  

Emilson Roveri (Rede)
O candidato propõe a construção de ciclovias; utilizar as novas tecnologias para modernizar a integração entre modais de transporte; melhoria dos trajetos utilizando o georreferenciamento; atualização do plano de mobilidade; reestruturação das calçadas e caminhos para atender pessoas com mobilidade reduzida e carrinhos de bebê.  

Gersio Baptista (PMN)
O candidato propõe implementar tecnologias de redução de emissões de gases do efeito estufa; modernização do transporte público adequando para novas tecnologia.  

Antônio Alberto Machado (PT)
O candidato propõe a implantação de redes de caminhabilidade, interligando os principais locais de serviços públicos, como escolas, aos corredores de ônibus; definição de padrão para calçadas; ruas para pedestres; elaboração do plano cicloviário; implantação de faixas exclusivas para ônibus; implementação de condições para a tarifa zero; revisão tarifária; estudo para o uso de energias limpas.  

Mauro Inácio (PSOL)
O candidato propõe a adoção do modal cicloviários com a criação de ciclovias; revisão do Plano de Mobilidade Urbana; realizar auditoria nos contratos do transporte; instituição progressiva da tarifa gratuita; criar bicicletários; concluir a construção dos corredores de ônibus; aprimorar o sistema de calçadas; melhoria na acessibilidade para pessoas com deficiência; criação de normas de rodízio de veículos; estudo para implantação de VLTs.  

Rodrigo Junqueira (PSL)
O candidato propõe a eliminação dos radares móveis e implantar radares fixos; criar corredores especiais para circulação de ônibus, motos e bicicletas; proibir estacionamento em vias onde trafegam ônibus urbanos; proibir veículos pesados na avenida Nove de Julho; regulamentar a utilização de asfalto; implementar estacionamentos públicos com preços populares.  

Suely Vilela (PSB)
A candidata propõe que os investimentos em infraestrutura urbana devem ter como prioridade a reconstrução de espaços e ao transporte público; os espaços das vias públicas devem ser destinados com ênfase para o transporte público.

Vanderley Caixe (PCdoB)
O candidato propõe a elaboração de projetos para reestruturação do sistema viário e do sistema de transportes, priorizando o transporte coletivo; reorganizar as linhas e padrões tarifários; adaptação de calçadas; construção de ciclovias e ciclofaixas; combater o transporte clandestino e desregulamentado.  
 
Leia mais: 
Promessas da eleição: Escola militar e faculdade municipal
 
 
Onze candidatos disputam a prefeitura de Ribeirão Preto (Montagem: ACidade ON)



Mais do ACidade ON