Aguarde...

Esse ano votaremos nos

Eleições

Propaganda eleitoral no rádio e na TV começa em 9 de outubro

Os partidos com mais tempo de TV e rádio são PT, PSL, PP, PSD e MDB; Carro de som será liberado em 27 de setembro

| ACidadeON/Ribeirao


Propaganda eleitoral na TV começa em outubro (Foto: Pixabay)

A propaganda eleitoral obrigatória no rádio e na TV aberta começa no dia 9 de outubro e vai até o dia 12 de novembro, segundo o calendário oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O primeiro turno acontece no dia 15 de novembro. Nas cidades com segundo turno (29 de novembro), a propaganda volta no dia 20 de novembro e se estende até o dia 27.

Na projeção, baseada na última reforma eleitoral (2017), os partidos com mais tempo de TV e rádio são: PT, PSL, PP, PSD, MDB, PR, PSB, PRB, PSDB, DEM e PDT (nessa ordem).

Também devido à reforma eleitoral, as eleições de 2020 devem ser as primeiras, desde a Constituição de 1988, com candidatos sem tempo de TV e rádio. Isso no caso dos partidos que não alcançaram a cláusula de barreira no pleito de 2018.

No entanto, a Justiça Eleitoral vai oficializar o tempo de TV de cada partido ou coligação (no caso da disputa para o Executivo) a partir do dia 27 de setembro, dia seguinte ao término do prazo da inscrição de todos os candidatos.


Na rua começa antes

Se na televisão e no rádio a propaganda eleitoral começa apenas em outubro, nas ruas a largada já será no dia 27 de setembro.

No dia seguinte após o prazo de inscrição, os candidatos já podem ir para a rua, distribuir panfletos e utilizar carro de som. No entanto, devido à pandemia, também será preciso obedecer regras sanitárias, para evitar aglomerações.

Mais do ACidade ON