Publicidade

politica

TSE: Protocolos sanitários continuam valendo para o 2º turno

Em meio à pandemia de coronavírus, eleitores de 57 cidades do Brasil, incluindo Ribeirão Preto, voltam às urnas neste domingo (29) para a escolha de prefeito

| ACidadeON/Ribeirao -

Uso de máscara continua sendo obrigatório na hora da votação, informa TSE (Imagem: Divulgação)
 
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) reforçou que os protocolos sanitários de combate ao novo coronavírus, adotados para o 1º turno da Eleições 2020, continuam valendo para o 2º turno do pleito, que acontece neste domingo (29) em Ribeirão Preto e em outras 56 cidades do Brasil.

Desta forma, o uso de máscara segue obrigatório aos eleitores desde à chegada ao local de votação.  
 
VEJA TAMBÉM: TRE-SP sorteia Zona Eleitoral de Ribeirão Preto para auditoria

De acordo com o TSE, antes e depois de votar, o eleitor deverá higienizar as mãos com álcool em gel, que vai estar disponível em cada seção.   

O tribunal também reforçou a importância do distanciamento entre pessoas nas filas de votação. Para isso, haverá marcadores adesivos na entrada de cada seção.

Além disso, idosos com mais de 60 anos continuam tendo a preferência de votação, entre às 7h e 10h. A votação para todos os eleitores, porém, será das 7h até as 17h. 

Na hora de se identificar

Assim como no primeiro turno, o eleitor deverá mostrar ao mesário algum documento oficial com foto. Para isso, deverá esticar o braço, evitando qualquer tipo de contato físico.

O TSE também alertou para a proibição de ações que possam fazer com que a pessoa remova a máscara no local, como comer e beber. 

"O eleitor também deve ficar atento à proibição do uso de aparelho celular dentro da cabine de votação. A proibição tem por intuito proteger o sigilo do voto. A Lei nº 9.504/1997 (Lei das Eleições) proíbe expressamente o ingresso, na cabine de votação, com celular, máquina fotográfica e filmadora", ressaltou o tribunal.  
 
LEIA MAIS 
 
PM garante escolta e guarda das urnas no 2º turno em Ribeirão 
 
Segundo turno: Veja o que pode no último dia de campanha 
 
Após problemas no 1º turno, juiz espera resultado até as 20h

Mais notícias


Publicidade