Publicidade

politica

Com pandemia, cerimônia de posse segue indefinida em Ribeirão

Posse do prefeito, vice e vereadores será realizada no dia 1º de janeiro, em Ribeirão Preto

| ACidadeON/Ribeirao -

Em 1º de janeiro de 2017, a posse dos eleitos foi realizada no Theatro Pedro II (Foto: Renato Lopes/Especial/Arquivo A Cidade)
 
Após o término das eleições, a preocupação fica para a posse dos vereadores, prefeito e vice-prefeito eleitos em meio à pandemia do novo coronavírus (covid-19). De acordo com o atual presidente da Mesa Diretora de Ribeirão Preto, Lincoln Fernandes (PDT), a organização da sessão solene vai depender do momento na pandemia.  

CLIQUE AQUI E LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE POLÍTICA
 
Segundo o parlamentar, que foi reeleito, a Câmara trabalha com a possibilidade de usar o espaço do próprio Legislativo, mas com a limitação no número de convidados, conforme o Plano São Paulo, que regulamenta a reabertura de atividades e realização de eventos na quarentena.  

"Cada vereador leva um ou dois convidados, mas ainda não é definitivo. Por exemplo, hoje podemos liberar 40% da capacidade do plenário", afirma Lincoln.  

Além disso, a coluna apurou que existe a possibilidade da posse ser mista. Ou seja, os vereadores do grupo de risco, poderiam ser empossados por videoconferência, enquanto os outros parlamentares participariam in loco da sessão solene. Porém, nenhuma medida foi definida.  

A posse
 
De acordo com o artigo 9º da Lei Orgânica do Município, a posse do prefeito, vice-prefeito e vereadores deve ocorrer no 1º dia de janeiro, em sessão solene presidida pelo vereador mais votado nas eleições. A sessão pode acontecer na Câmara ou em outro local, como o Theatro Pedro II, por exemplo, como ocorreu em 2017.  

No mesmo dia, os parlamentares devem se reunir na Câmara Municipal, também sob a presidência do vereador mais votado, para eleger os componentes da Mesa Diretora, entre eles, o presidente do Legislativo.  

Leia mais:
Plano SP: Ribeirão Preto fica na fase amarela até janeiro


Mais notícias


Publicidade