Na véspera do primeiro turno das eleições municipais, a Quaest divulgou uma pesquisa, contratada pela EPTV, que indicava a eleição do candidato Ricardo Silva (PSD). No entanto, o resultado foi diferente do projetado pelo instituto.
Ricardo Silva (PSD) teve 48,44% dos votos, e Marco Aurelio (NOVO) ficou com 24,94%. Os dois disputarão a prefeitura no segundo turno, no dia 27 de outubro.
Em entrevista à EPTV, Felipe Nunes, diretor da Quaest, justificou que Ribeirão Preto apresentou um dos maiores níveis de abstenção do país e explicou como o fator justifica essa mudança de cenário
“A abstenção entrou para conta e é por isso que esse resultado é tão importante de ser esclarecido. Quando a Quaest faz a sua computação de votos válidos, ela leva em consideração alguns elementos para essa estimativa. Primeiro perguntamos ao eleitor qual sua motivação e probabilidade em participar do pleito e a gente viu que cerca de 79% dizia que iriam participar.” afirmou Felipe.
Ainda de acordo com o diretor do instituto, o grau de interesse do eleitor também era questionado durante a pesquisa. E chamou a atenção dos pesquisadores que apenas 23% desse grupo se mostravam muito interessados.
Resultado das eleições 2024
Conforme os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ao final da apuração, às 19h29, o candidato Ricardo Silva recebeu 128.433 mil votos (48%) e o candidato Marco Aurélio teve 66.177 mil votos (24%).
Jorge Roque (PT) ficou em terceiro lugar com 40.528 votos, o que representa 15% dos votos. Já o quarto e quinto candidato, respectivamente, foram André Trindade (União), com 10% e 29.105 mil votos, e Matheus Coelho (DC) com 0,35% e 920 votos.
O 1º turno das eleições em Ribeirão Preto teve 6,11% de votos brancos e 10,38% de votos nulos.
SAIBA MAIS
Vereador tem mais votos do que nove eleitos, mas fica sem vaga na Câmara de Ribeirão
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
O que é ‘eleito por QP’?