- Publicidade -
PoliticaEntenda se a ‘saidinha’ de presos vai acabar; Estado suspendeu benefício

Entenda se a ‘saidinha’ de presos vai acabar; Estado suspendeu benefício

Projeto de lei que proíbe a “saidinha” foi aprovado pela comissão de Segurança do Senado; benefício é concedido 5 vezes por ano

- Publicidade -

A Comissão de Segurança Pública do Senado aprovou na última terça-feira (6) um projeto de lei que proíbe a “saidinha”, benefício que permite a saída temporária de presos em datas comemorativas. Em Minas Gerais, o benefício foi suspenso durante o Carnaval.

O projeto foi apresentada em consenso pelos senadores e ainda deve ser votada em plenário. A autorização é dada aos detentos que tenham cumprido ao menos um sexto da pena, no caso de primeira condenação, e um quarto, quando reincidentes. As “saidinhas” ocorrem até cinco vezes por ano e não podem ultrapassar o período de sete dias.

- Publicidade -

O projeto que está no Senado prevê também a exigência de exames criminológicos para progressão de regime penal e o monitoramento eletrônico obrigatório dos detentos que passam para os regimes semiaberto e aberto – este último prevê o cumprimento do restante da pena fora da prisão (com informações Levy Teles/Agência Estado).

Minas Gerais suspende benefício

O Governo de Minas Gerais decidiu suspender a saída temporária de presos durante o Carnaval. A medida foi adotada após acordo conjunto firmado entre a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública e órgãos da Justiça.

Por ora, a suspensão é válida apenas para a região metropolitana de Belo Horizonte, mas a intenção do governo é que a medida seja ampliada para todo o Estado.

Em São Paulo, por exemplo, uma portaria de 2019 definiu que as saídas temporárias aconteçam nos meses de março, junho, setembro e dezembro – portanto, fora do período de carnaval.

Em nota, o governo mineiro informou que “o cancelamento das saídas temporárias durante o carnaval adia as saídas solicitadas ou previstas para outra época do ano, a ser definida pela administração do sistema prisional”.

- Publicidade -

Criminalistas e especialistas em direito constitucional consideram que esse tipo de projeto demonstra “desconhecimento” dos parlamentares sobre a política criminal, uma vez que a saída temporária e a progressão de regime têm como intuito dar maiores condições de ressocialização aos presos (com informações Marcio Dolzan/Agência Estado).

SAIBA MAIS
USP Ribeirão precisa de voluntários para pesquisa sobre gordura nos rins

FIQUE ON

Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.

Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.

VEJA TAMBÉM
O que é efeito Nefertiti, procedimento que Yasmin Brunet fez?

- Publicidade -
Leonardo dos Santos
Leonardo dos Santos
Jornalista formado pelo Centro Universitário Barão de Mauá e egresso da Universidade de São Paulo. Cobriu as campanhas eleitorais de 2016, 2018, 2020 e 2022, e ficou de olho na passagem da seleção francesa por Ribeirão Preto na Copa do Mundo de 2014. E-mail: leonardo.santos@acidadeon.com
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -