Aguarde...

Especial Névio Archibald

Ribeirão ganha 6,4 mil votantes para eleições de 2020

Ao todo, 441,8 mil pessoas estão aptas a votar em Ribeirão Preto, segundo o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo

| ACidadeON/Ribeirao

Foto: Arquivo / ACidade Ribeirão Preto
 
O TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) atualizou nesta semana o número de eleitores aptos a votar nas eleições municipais de 2020 em Ribeirão Preto. Em relação ao ano de 2016, quando 435,3 mil pessoas poderiam ter comparecido às urnas, mais 6.476 pessoas obtiveram o direito de escolher os representantes do município. 


CLIQUE AQUI E LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE RIBEIRÃO PRETO
  

Ao todo, segundo o tribunal, Ribeirão Preto tem 441.845 eleitores. A maior parte dos votantes na cidade são mulheres, que representam 53,9% do eleitorado. Os homens representam 46,1% do total.  

A maior parte do eleitorado de Ribeirão Preto está na faixa etária entre 30 e 44 anos de idade, o que representa 30,97% das pessoas que estão aptas a votar em 2020.   
 
Perfil eleitores de Ribeirão Preto (Fonte: TRE-SP)


Escolaridade
 
Segundo o perfil eleitoral de Ribeirão Preto, a maior parte do eleitorado da cidade tem o ensino médio completo (cerca de 122,1 mil pessoas), em seguida aparece o grupo de pessoas com o ensino fundamental incompleto (93,1 mil eleitores), ensino médio incompleto (84,3 mil eleitores) e com ensino superior completo (65,9 mil pessoas).  

O levantamento ainda aponta que 31,4 mil eleitores concluíram os estudos até o ensino fundamental, 28,3 mil pessoas não concluíram o ensino superior, cerca de 10,3 mil eleitores apenas sabem ler e escrever e 6 mil eleitores não são alfabetizados. 


Solteiros
 
O perfil eleitoral de Ribeirão Preto também aponta que a maior parte do eleitorado da cidade é formada por solteiros (56,4% do total), seguido pelos casados (35,2%) e divorciados, que somam 4,28% dos eleitores da cidade.  
 

Sem biometria
 
Em razão da pandemia do novo coronavírus (covid-19), as eleições municipais de 2020 não exigirá a identificação biométrica, como vinha acontecendo nos últimos pleitos. Na cidade, a maior parte do eleitorado ainda não fez o novo registro. Cerca de 271,8 mil pessoas não fizeram cadastro biométrico. 


Menos vereadores
 
Em 2020, a população de Ribeirão Preto vai eleger menos vereadores. A Câmara Municipal contará com 22 cadeiras na próxima legislatura, uma diminuição referente aos 27 parlamentares eleitos em 2016. Neste ano, também será escolhido o prefeito para os próximos quatro anos.  
 
Câmara de Ribeirão Preto tem tido sessões por videoconferência por causa da pandemia (Foto: Aline Pereira/Câmara Ribeirão Preto)

Abstenção
 
Em 2016, Ribeirão Preto foi a cidade brasileira com o maior percentual de abstenção, ou seja, de pessoas que não compareceram às urnas, em todo o País. Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), mais de 120 mil pessoas deixaram de votar, o equivalente a 27,6% do eleitorado na ocasião.  
 

Data marcada
 
Ainda em razão da pandemia, as eleições municipais de 2020 foram transferidas de outubro, como está previsto na Constituição Federal, para novembro. O primeiro turno está marcado para o dia 15 de novembro. Já o segundo turno, caso necessário, deverá acontecer no dia 29 de novembro.



Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON