Aguarde...

Especial Névio Archibald

Fim dos sedans? Vereadores estudam usar app de transporte

Câmara de Ribeirão Preto analisa alternativas para substituição da frota de carros oficiais, hoje formada por sedans de luxo

| ACidadeON/Ribeirao

(Foto: Weber Sian/Arquivo A Cidade)
 
A Câmara Municipal de Ribeirão Preto analisa a possibilidade de trocar a frota de veículos oficiais, formada em sua maioria por sedans de luxo, pela utilização de transporte via aplicativos. A locação de carros também é analisada. 

As ideias foram apresentadas por vereadores para o presidente da Mesa Diretora, Alessandro Maraca (MDB), que também não descarta a possibilidade de compra de novos carros - desta vez, porém, seriam modelos populares, não mais grandes sedans. 
 
As últimas trocas de carros na Câmara de Ribeirão Preto foram promovidas pelo ex-presidente Walter Gomes, que foi afastado da função de vereador em 2016 pela Operação Sevandija.


Aluguel
 
O vereador Renato Zucoloto (PP) defende que a Câmara avalie a possibilidade de fazer a locação de carros. "Muito embora, eu não faça uso do carro oficial, a gente percebe que a frota é muito antiga. E você termina pegando caro em uma frota de carros antiga, você tem uma despesa alta. Tem despesa de manutenção com oficina mecânica, com pneu, com essas coisas todas", disse.   


Apps na parada
 
A utilização de aplicativos de transporte e táxi, que tem se tornado comum nas empresas, também é analisada. De acordo com o vereador André Rodini (Novo), um projeto sobre a situação deve ser apresentado até o final de fevereiro. "Simples, bom e barato. Muito barato comparado ao custo dos nossos quilômetros rodados aqui", disse o vereador.   


Alta quilometragem
 
Segundo Maraca, a atual frota de carros da Câmara Municipal tem o custo de manutenção elevado. "Nossos veículos hoje estão com quilometragens altíssimas e com custo de manutenção exagerados", afirma. No último mandato, a Câmara gastou cerca de R$ 3,5 mil em manutenção do veículo cedido para o gabinete de Maraca, por exemplo.   


Na ponta do lápis
 
De acordo com o Portal da Transparência da Câmara de Ribeirão Preto, foram gastos R$ 44.571,54 com combustível e manutenção dos veículos oficiais do Legislativo no ano de 2020. A frota da Câmara Municipal conta com 31 automóveis. 


Relembrando
 
Em 2020, o vereador Paulo Modas (PSL) capotou o carro oficial da Câmara cedido para o seu gabinete enquanto dirigia de sua casa para o Legislativo. O veículo teve perda total e a prefeitura precisou acionar o seguro para cobrir os custos.   


LEIA MAIS
  

Vereador levou o carro oficial para casa antes de acidente  

MP vai investigar uso de carro oficial da Câmara de Ribeirão



Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON