Em meio ao impasse entre os governos estadual e federal por causa da falta de vacinas da AstraZeneca – leia mais, o Prefeito Duarte Nogueira (PSDB), garantiu na sexta-feira (10), em coletiva no Palácio Rio Branco, que a cidade mantém estoques da AstraZeneca para garantir a imunização da segunda dose aos moradores que receberam esse imunizante.
Com isso será obedecido o intervalo de 11 a 12 semanas, entre uma dose ou outra, preconizado pela farmacêutica. “Aqueles que tomaram a primeira dose, as segundas doses estão reservadas e o que não vamos e não podemos fazer é começar a aplicar a terceira dose ou seguir para outras vacinações sem ter vacinas nos nossos estoques”, disse Nogueira.
A secretária da Saúde em exercício, Jane Aparecida Cristina, disse que embora o município tenha recebido o quantitativo necessário para dar sequência a campanha, pode haver problemas casos novas doses não cheguem. “Não podemos dizer que não teremos dificuldades em próximas doses se tal situação persistir. Até o momento, temos o suficiente para o que foi anunciado”, reforça.
Impasse
A falta de doses da AstraZeneca foi motivo de mais um atrito entre o governo de São Paulo e o Ministério da Saúde. O governo paulista acusa a pasta de deixar de enviar cerca de 1 milhão de doses da AstraZeneca para São Paulo.
Em contrapartida, a Saúde diz que não está devendo lotes da segunda dose da vacina ao estado e que imunizantes foram usados como primeira dose.
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), prevê retomar a entrega da vacina Oxford/AstraZeneca ainda nesta semana, conormalizando as liberações ao Programa Nacional de Imunizações (PNI). O número de doses disponibilizado será divulgado nesta segunda-feira (13).
LEIA MAIS – Covid: Veja quem pode agendar a vacina em Ribeirão Preto