O Projeto “Brinquedoteca – Vamos brincar” realizou, entre os dias 16 e 17 de outubro, a entrega de brinquedotecas com brinquedos educativos e livros infantis em escolas públicas de Descalvado (SP).
Além da estrutura, também foram realizadas intervenções teatrais, que tinham como objetivo incentivar as crianças a se divertirem sem o uso da internet e das telas, e que contou apresentações teatrais que tiveram intérprete de libras e monitor, que auxiliou o público no espaço e orientou os participantes com deficiências físicas, visuais ou que apresentassem espectros, síndromes ou doenças que gerem limitações.
A intervenção contou a história das amigas Mel e Kika, que adoram jogar videogame.
Um dia as duas estavam prontas para iniciar uma nova partida do jogo Candy Club Rush e um apagão afeta toda a cidade que dura por uma hora. As garotas, sem saber o que fazer, acabam descobrindo caixas com diversos brinquedos educativos.
Elas gostam tanto da novidade que nem percebem o retorno da energia elétrica. Depois de se divertirem muito e descobrir que nem tudo se resume a videogame, resolvem criar campeonatos desses jogos com os amigos da escola. Em Descalvado, o projeto contemplou 814 crianças.
Lei de Incentivo à Cultura, o projeto “Brinquedoteca – Vamos Brincar” tem a produção da Walkmar Produções, apoio da Incentivar Produções e Webka , com patrocínio da Ipiranga e realizado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução.
Instituições que receberam o projeto:
EMEF “Professor Francisco Fernando Faria da Cunha”, EMEF “Padre Orestes Ladeira”, EMEF “Coronel Tobias” e EMEF “Professora Dirce Sartori Serpentino”