- Publicidade -
Conteúdo patrocinadoTuscaMulheres se destacam na 40ª edição da Tusca

Mulheres se destacam na 40ª edição da Tusca

As atletas se destacam pela capacidade e habilidade técnica e ganham espaço no pódio da competição

Na Taça Universitária de São Carlos (Tusca), lugar de mulher é dentro do campo. No feriado de 14 a 17 de novembro (quinta-feira a domingo), 976 competidoras vão disputar 38 jogos, 9 modalidades de competição completa – como lutas, tênis de mesa e rugby – e duas mistas.

As atletas se destacam pela capacidade e habilidade técnica e ganham espaço no pódio da competição.

- Publicidade -

Há 40 anos, quando foi realizada a primeira edição da Tusca, o futebol no Brasil ainda era considerado, por decreto, uma prática inapropriada para mulheres.

Assinado pelo presidente Getúlio Vargas em 1941, durante a ditadura do Estado Novo, o artigo 54 do decreto-lei 3.199 foi revogado 38 anos mais tarde.

Em 2019, a Copa do Mundo de Futebol Feminina contou com o maior número de seleções de todos os tempos.

A Tusca segue esta tendência. A analista Ambiental e mestranda em Ecologia e Recursos Naturais da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Camila Francisco Gonçalves, compete pela Associação Atlética Acadêmica da UFSCar desde 2016. Ocupando a posição de corner back (defensora), no time de flag -modalidade derivada do futebol americano – Camilla já levantou a taça de campeã em duas edições, 2016 e 2018.

“Representar, jogar e ganhar pela minha universidade apenas me permite sentir orgulho! A federal é gigante e eu amo ser gigante com ela”, celebra a competidora veterana.

- Publicidade -

Nesta edição, a graduanda em Engenharia de Produção do Centro Acadêmico Armando de Salles Oliveira – Campus São Carlos (Caaso), Sophia Helena Fregonesi Galetti, estreia nas quadras da Tusca como armadora lateral no basquete.

“Me sinto muito feliz em saber que a minha atlética deposita confiança em mim e espero poder corresponder às expectativas e conseguir, junto ao meu time, trazer o título para o Caaso”, enfatiza, Shopia.

A armadora lateral do time de basquete da Atlética da Caaso, Sophia Galetti, vai competir pela primeira vez na 40ª Tusca. (Foto – Crédito: Divulgação Tusca)

Neste ano, serão realizados 118 jogos, em 42 modalidades (atletismo, basquete,beisebol, e-sports, futebol de campo, futsal, futebol americano flag, handebol, jiu jitsu, judô,karatê, natação, polo aquático, rugby 7s, softbol, taekwondo, tênis campo, tênis de mesa, vôlei de areia,voleibol e xadrez absoluto), nas categorias masculina, feminina e mista,realizados em cinco praças esportivas, com entrada gratuita. Além dos jogos, os grupos disputam os Torneio de Cheerleading e o Desafio de Baterias.

Membro da organização da Tusca, a presidente da Atlética Caaso, Maria Clara de Paula Souza, explica que os recordes femininos e masculinos se equiparam em modalidades individuais, como natação e atletismo.

“As mulheres constroem a base da Tusca. São de alto nível. Temos atletas que disputam cinco modalidades e se destacam em todas. A gente vê cada vez mais mulheres em cargos de liderança nos jogos, mais resultados, mais mulheres quebrando os próprios recordes. É nítida a força de vontade das mulheres em participar, em melhorar o resultado e alcançar tempos melhores”, finaliza.

Serviço  

Taça Universitária de São Carlos (Tusca)
Data: 14 a 17 de novembro (quinta-feira a domingo)
Informações: tusca.esp.br

- Publicidade -
OUTROS CONTEÚDOS
- Publicidade -