- Publicidade -
CoronavírusSão Carlos completa um ano de seu primeiro caso confirmado de Covid-19

São Carlos completa um ano de seu primeiro caso confirmado de Covid-19

Vítima era um homem de 35 anos, sem registro de viagens ao exterior e sem sintomas característicos; veja como foi a evolução da pandemia desde então

- Publicidade -

Foto: Reuters

- Publicidade -

Em meio a um triste cenário de colapso no sistema de saúde e aumentos preocupantes de contaminações e óbitos, São Carlos (SP) completa nesta quinta-feira (18) um ano do registro de seu primeiro caso confirmado de Covid-19. A cidade já contabiliza 12.337 casos. 

Antes da primeira confirmação, o status de pandemia já havia obrigado o município a tomar medidas que impedissem a circulação de pessoas. O primeiro decreto (Nº 115) veio em 16 de março, suspendendo eventos municipais, reuniões, inaugurações e palestras realizadas pela administração direta ou indireta. 

A prefeitura ainda informou que, após aquela data, nenhum alvará seria emitido para realização de eventos particulares, fossem eles esportivos, artísticos, culturais, políticos, científicos, comerciais ou religiosos. 

Em seguida, outras resoluções também vieram: suspensão das aulas da rede municipal, programas educacionais da Fesc e atividades dos centros de idosos e da juventude; suspensão das atividades dos restaurantes populares; fechamentos de museus e do parque ecológico para visitação e dispensa de servidores públicos municipais com mais de 60 anos, dependendo de seu trabalho.  

Veja mais:  

- Publicidade -

Força-tarefa e PM alinham ações de fiscalização na pandemia 

Não há previsão de vinda de novas UTIs para São Carlos, diz Aquino

E aí, veio o primeiro caso: um homem de 35 anos, que foi atendido na rede particular de saúde, mas não foi notificado como caso suspeito por não se enquadrar nos critérios de definição dos casos, inclusive sem registro de viagem recente para fora do país. Ele não foi internado, mas seguiu por 14 dias em isolamento domiciliar, como manda o protocolo. 

De março a junho – primeiro semestre do ano -, a cidade registrou 541 casos positivos para Covid-19. A cidade começou a registrar, de fato, um aumento significativo a partir do segundo semestre de 2020. Dos nove meses de pandemia do ano anterior, quatro deles tiveram menos que 500 casos registrados mensalmente. 

De junho para julho, a quantidade de novos casos registrados passou de 403 para 846, um aumento de 109,9%. O sétimo mês do ano se manteve como o grande pico da pandemia até a chegada do final do ano, que trouxe consigo o mês de dezembro e suas festas clandestinas. 

O município, então, fechou o ano de 2020 com 1.732 casos a mais e um total de 6.032 infectados pela doença, que já tinha vitimado 74 são-carlenses. (Veja o descritivo dos casos abaixo)  

Dados consolidados desde o início da pandemia. Fonte: Prefeitura Municipal

Um novo ano e um ‘novo’ vírus
A partir de dezembro, quando o país registrou seu primeiro colapso por falta de oxigênio e começou a se falar em mutações do Sars-Cov-2, a pandemia passou a ter um vírus mais potente e letal, com mudanças significativas também no perfil de pacientes contaminados. 

São Carlos também não ficou para trás neste sentido. Janeiro de 2021 teve o recorde de novos casos desde o início da pandemia: 2.517. Em fevereiro, foram 1.689 registros (-32,8%), mas um aumento preocupante no número de óbitos.

Agora, nesses 17 dias de março, a cidade já contabiliza 2.099 novos casos e registra um novo recorde em comparação ao mesmo período dos meses anteriores. Outra marca inédita e preocupante alcançada neste mês, mais precisamente nesta semana, foram os 333 casos positivos em 24 horas. 

Situação atual
Neste momento, São Carlos contabiliza 12.337 casos positivos de Covid-19 e 169 óbitos em decorrência da doença. Destes casos, 11.618 pessoas apresentaram síndrome gripal e não foram internadas, enquanto 703 precisaram de internação. 

Atualmente, 11.389 pessoas já se recuperaram totalmente da doença e 1.917 pessoas estão em isolamento domiciliar com síndrome gripal. A prefeitura ainda aguarda 186 resultados de exames colhidos até a última quarta-feira (17).

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -