- Publicidade -
CotidianoEstudantes da USP e UFSCar fazem ato contra cortes no ensino público em São Carlos

Estudantes da USP e UFSCar fazem ato contra cortes no ensino público em São Carlos

A manifestação, que teve início por volta das 9h desta terça-feira (18), teve início na Praça da XV e seguiu em uma passeata pelas ruas da cidade que terminou na Praça do Mercado Municipal 

- Publicidade -
Estudantes da USP e UFSCar fazem ato contra cortes no ensino público. (Foto: Divulgação/ADUFSCar)
Estudantes da USP e UFSCar fazem ato contra cortes no ensino público. (Foto: Divulgação/ADUFSCar)

Estudantes da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) se reuniram em uma manifestação, nesta terça-feira (18), contra os diversos cortes orçamentários que o ensino público vem sofrendo nos últimos anos.

O movimento contou com a participação de estudantes, entidades sindicais e movimentos sociais e políticos da cidade que se concentraram na Praça da XV, por volta das 9h. 

- Publicidade -

Após a concentração, os manifestantes seguiram em uma passeata pelas ruas da cidade, que terminou na Praça do Mercado Municipal. 

LEIA MAIS
Conselho de Pesquisa da UFSCar lamenta “desmonte” e cortes promovidos pelo governo

Durante o ato, os estudantes carregavam faixas que diziam “Educação não é gasto, é investimento” e bandeiras em defesa do ensino público, como a do “Caaso contra cortes de verba”.

Os manifestantes também percorreram as ruas gritando coletivamente frases como “não vai ter corte, vai ter luta” e “fora Bolsonaro”, em crítica aos cortes realizados pelo Ministério da Educação (MEC) durante a gestão do atual presidente e candidato à reeleição.

A assessoria do Sindicato dos Docentes da UFSCar (ADUFSCar) informou, em nota, que a mobilização foi realizada pela parceria entre diversas entidades ligadas à UFSCar e que o ato também aconteceu em Sorocaba, onde a UFSCar também possui campus.

- Publicidade -

“O Dia Nacional de Luta em Defesa da Educação Pública conta com uma agenda unificada de luta contra os sucessivos cortes orçamentários no Ministério da Educação (MEC) e no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que afetam a rede federal como um todo – universidades, institutos de formação profissional e tecnológica e bolsas de pesquisa para estudantes de mestrado e doutorado”, afirmou o sindicato.

A manifestação acontece em meio à possibilidade de interrupção das atividades da UFSCar devido à falta de recursos suficientes para manter o funcionamento da universidade, após dois cortes anunciados em junho deste ano pelo MEC no valor de R$ 2,3 milhões cada um. 

VEJA TAMBÉM
Benzema é eleito o melhor jogador do mundo; Vini Jr. é melhor brasileiro na lista

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -