- Publicidade -
EsportesRecuperação de Luisa Baptista completa três meses; relembre cada etapa

Recuperação de Luisa Baptista completa três meses; relembre cada etapa

Orgulho da região, Luisa mostra força em cada passo do tratamento

- Publicidade -

Em 23 dezembro do ano passado, o acidente envolvendo a triatleta Luisa Baptista parou São Carlos. A competidora, um dos maiores orgulhos da região, foi atropelada por um motociclista sem CNH.

Desde então, a população tem acompanhado de perto a recuperação de Luisa Baptista, cujo acidente completa três meses neste sábado (23).

- Publicidade -

Acidente, tratamento e primeiros passos

O atropelamento ocorreu na manhã de sábado (23), na estrada municipal que liga Água Vermelha à Santa Eudóxia, dois distritos de São Carlos.

Luisa, que integra o Centro de Treinamento de Alto Rendimento do Sesi São Carlos, foi socorrida pelo Samu com múltiplos ferimentos, como fraturas na tíbia e fêmur e precisou ser intubada ainda no local, com encaminhamento à Santa Casa de São Carlos, contou o acidade on na época.

Em boletim médico divulgado em 24 de dezembro, foi informado politrauma grave, com lesões no pulmão direito, fraturas nos arcos costais e perna direita e submetida a ventilação mecânica.

No hospital em São Carlos, a atleta recebeu todo o suporte próprio, com o reforço de intensivistas do Hospital das Clínicas de São Paulo, da USP. Ainda no domingo, 24 de dezembro, Luisa foi submetida à terapia de circulação extracorpórea, aparelho que faz as vezes de coração e pulmão.

As semanas seguintes foram de apreensão. Dois dias depois, na madrugada de 25 de dezembro, foi transferida para o Hospital das Clínicas da USP, em São Paulo, onde recebeu tratamentos avançados. Em 27 de dezembro, a ECMO (membrana de oxigenação extracorpórea) foi retirada da atleta.

- Publicidade -

Algumas semanas depois, em 19 de janeiro, Luisa foi transferida para a UTI do Hospital São Luiz, da Rede D’Or, depois de ter evolução clínica satisfatória, o que permitiu a mudança de instituição.

Quando o acidente completou um mês, a triatleta seguiu sem previsão de alta, sendo submetida a um programa de correção cirúrgica das fraturas.

Sessenta dias depois de ser atropelada, em 21 de fevereiro, a triatleta medalha de ouro voltou a falar. E as primeiras palavras foram de agradecimento. “Obrigada por salvar a minha vida”.

Em 10 de março, uma aparição. E com direito a visitas especiais. Em vídeo publicado por seu irmão, Luisa aparece com suas cachorras Aira e Lessie. “Estou me divertindo com elas, me recuperando bem e logo logo estou de volta”, disse Luísa.

A novidade mais recente, e impactante, é que Luisa voltou a andar. Os primeiros passos, de muitos, foram dados na noite de domingo (17), no hospital. O vídeo – postado com a música “We are the champions”, do Queen, emocionou quem assistiu. “Primeiros passos […]. Quase 60 metros! Estou voltando e espero que mais forte!”, escreveu a triatleta na postagem.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -