O segundo turno das Eleições 2022 está programado para acontecer neste domingo (30) e uma dúvida muito comum entre os eleitores é: qual será o horário de funcionamento das seções eleitorais para votar amanhã?
As seções eleitorais de São Carlos, bem como de todos os outros municípios do Estado, seguirão o horário oficial de Brasília. Dessa forma, os eleitores deverão se programar para ir às urnas das 8h às 17h.
LEIA MAIS
São Carlos terá passe gratuito no 2º turno; veja os horários e as linhas dos ônibus
Vale ressaltar que serão atendidos após às 17h somente os eleitores que chegaram à fila anteriormente ao horário limite da votação.
Além do horário de votação, outras dúvidas comuns são:
Quais documentos devo levar no dia da votação?
Para escolher os candidatos de preferência, é necessário ter em mãos um documento de identidade com foto, que pode ser o RG, carteira de habilitação (CNH), passaporte, carteira de trabalho, registro profissional ou carteira reservista.
É preciso apresentar título de eleitor?
A apresentação do título de eleitor é facultativa. Dessa forma, o eleitor que estiver com o título regularizado pode apresentar apenas o documento de identidade com foto. Também é possível votar portando apenas o e-Título, desde que este tenha foto.
O e-Título pode substituir o título de papel e sua emissão deverá ser feita somente até às 23h59 deste sábado (29), pelo aplicativo ou pelo site da Justiça Eleitoral. O serviço de download do título digital estará indisponível durante o domingo (30).
Para isso, o eleitor pode imprimir o arquivo gerado pelo título digital ou apresentar o celular com o arquivo baixado. Mas vale lembrar que o celular ficará retido com os mesários, pois não é permitido entrar com o aparelho na cabine de votação.
Quais cargos estão em disputa?
Neste segundo turno das Eleições 2022, os eleitores deverão ir às urnas para definir o presidente da República e o governador, em 12 Estados do país.
Como em São Paulo a disputa pelo governo não foi definida no primeiro turno, os eleitores de São Carlos deverão votar também para o governador do Estado.
Assim, a ordem de escolha dos candidatos nas urnas deverá ser a seguinte:
- Governador – com dois dígitos
- Presidente – com dois dígitos
É importante esclarecer que os eleitores podem levar um papel, uma “cola”, com a ordem dos cargos que deve ser seguida, com os candidatos escolhidos e seus respectivos números de candidatura. O papel que serve como “cola” também pode ser utilizado dentro da cabine de votação.
VEJA TAMBÉM
Cassia Kis cria polêmica ao dizer que casais homoafetivos ‘destroem a família e vida humana’