O vice-prefeito Edson Ferraz (MDB) voltou a se declarar pré-candidato à Prefeitura de São Carlos, na segunda-feira (3).
O político chegou a tentar se viabilizar na chapa de Netto Donato (PP), mas teria encontrado resistências em parte da campanha do Progressistas. Edson afirma contar com o apoio das direções estadual e nacional do MDB.
A volta da pré-candidatura de Edson Ferraz, nome ligado ao governo municipal, pode embolar a disputa eleitoral. Atualmente, se apresentaram como “prés”, além de Netto e Edson, Newton Lima (PT) e Mario Casale (Novo).
Na semana passada, durante o feriadão de Corpus Christi, a notícia do racha na candidatura governista circulou. Há a expectativa de nova debandada do grupo emedebista da gestão Airton Garcia.
Edson foi eleito vice-prefeito de Airton Garcia em 2020, mas se distanciou do mandatário desde então. Em público chegou a questionar a sanidade do prefeito e fez diversos ataques a Netto, que apesar de ter sido adversário de Airton nas urnas, conquistou a confiança dele nos últimos anos.
Com grande parte das legendas aglutinadas ao Progressistas e à candidatura de Netto, há dúvidas sobre a capacidade de Edson e o MDB angariar novos apoios partidários, além do Avante que já embarcou na nova candidatura. Na noite desta segunda-feira, dirigentes de 10 partidos se reúnem para alinhar a aliança eleitoral em torno de Netto, menos a presidência do Avante.
“Temos um tempo até as convenções para fazer as articulações e trazer novos partidos”, afirmou Edson ao on.
Vai, não vai
Ao longo da maior parte do ano passado, Edson Ferraz colocava o próprio nome na cédula nas eleições deste ano. Em dezembro, um armistício entre ele e Netto colocou o MDB de volta à Prefeitura e silenciou por algumas semanas os intentos eleitorais do vice.
Todavia, já em janeiro, Edson confirmou ao acidade on que seria candidato e que não estava fora da disputa, mas voltou a submergir novamente.
Desta vez, o emedebista volta a colocar o nome à disposição, após um “não” que teria vindo da campanha de Netto.
Apesar do ensaio à candidatura a vice – e agora a prefeito – Edson se desincombatibilizou a tempo de ser candidato a vereador. A entrada dele na disputa pelo Legislativo Municipal, no entanto, embolaria a chapa.
FIQUE ON!
Quer ficar ligado em tudo o que rola em São Carlos? Siga o perfil do acidade on São Carlos no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on São Carlos no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.