A Câmara de São Carlos (SP) aprovou, na sessão de terça-feira (21), uma moção de repúdio à proposta do deputado federal Kim Kataguiri (DEM-SP) que autoriza o self-service nos postos de combustíveis do Brasil – sistema em que o próprio motorista abastece o carro, sem necessidade frentistas.
Autor da moção, o vereador Azuaite Martins de França (Cidadania) afirmou que São Carlos tem 600 frentistas atualmente e eles podem ficar desempregados caso essa proposta seja aprovada. “Hoje, a compreensão das pessoas que propõem uma emenda dessa é de que o preço do combustível é alto por causa do frentista. Que absurdo”, protestou.
“Tudo em defesa daqueles que precisam, neste momento, preservar o emprego. Em defesa dos frentistas da nossa cidade e do Brasil e o nosso repúdio a intenção e, consequentemente, a emenda do deputado Kim Kataguiri”, complementou o vereador.
Entenda
O deputado apresentou duas emendas à Medida Provisória 1.063/2021, que altera a legislação sobre compra e venda de combustíveis nos postos de todo o Brasil.
Uma delas é a que autoriza os postos de combustíveis a disponibilizarem bombas self-service, onde os próprios motoristas vão abastecer os carros, sem necessidade de frentistas.
A outra é para permitir motores à diesel em carros de passeio. Propostas ainda serão analisadas pelo Congresso Nacional.
Leia mais: