O vereador Ubirajara Teixeira (PSD) protocolou um ofício ao Departamento de Vigilância em Saúde solicitando a inclusão de agentes funerários no grupo prioritário da vacinação contra a Covid-19.
Na segunda-feira (25) o vereador recebeu em seu gabinete o agente funerário Luiz Fernando Lazarini, que foi solicitar apoio ao parlamentar em relação à imunização contra o novo coronavírus.
Segundo Lazarini, que esteve representando a classe de agentes funerários, eles estão vulneráveis ao vírus, devido ao trabalho que realizam e os lugares que precisam frequentar.
“Nós, assim como os profissionais de saúde, também estamos expostos ao risco de contrair a doença, pois frequentamos hospitais, Serviço de Verificação de Óbito (SVO), Instituto Médico Legal (IML) entre outros locais, além de termos contatos com pessoas que faleceram de coronavírus”, explicou.
Para Bira, os agentes funerários estão diariamente expostos ao novo coronavírus. “Analisando bem a reivindicação dos agentes funerários, eles estão em contato direto com pessoas que possam estar com coronavírus e também precisam de vacinação”, observou o vereador.
O vereador protocolou um ofício para encaminhar ao Departamento de Vigilância em Saúde explicando a situação e solicitando para incluir os agentes funerários no grupo prioritário para tomarem a vacina de imunização contra o Coronavírus.
“Os agentes funerários não foram lembrados neste primeiro momento, por isso resolvi indicar ao Departamento de Vigilância em Saúde para incluí-los como prioritários na vacinação”, finalizou o vereador.
A Vigilância Epidemiológica, através de prefeitura municipal, informou que até o momento não recebeu nenhum ofício de vereador, mas salientou que os profissionais devem ser vacinados, porém não nesta etapa inicial, já que faltam doses para todos da área da saúde.