Um projeto de lei para garantir que pessoas diagnosticadas com câncer tenham atendimento prioritário em São Carlos (SP) foi aprovado na sessão desta terça-feira (7). A proposta é de autoria da vereadora Cidinha do Oncológico (PP). O texto agora segue para sanção do prefeito Airton Garcia (PSL).
De acordo com o projeto, as unidades de saúde e os hospitais do município dever dar atendimento prioritário para as pessoas identificadas com cartão amarelo no agendamento de consultas e exames.
Além disso, pessoas com câncer também terão atendimento prioritário em repartições públicas, instituições financeiras, empresas concessionárias de serviço público, casas lotéricas, supermercados e outros estabelecimentos semelhantes. “Por estarem sem condições físicas para enfrentarem demoradas filas, acreditamos ser também justa a concessão de direito a atendimento prioritário às pessoas que foram diagnosticadas com tal patologia”, justificou a vereadora.
EMENDA SUPRESSIVA
A vereadora Cidinha do Oncológico alterou o projeto original e apresentou uma emenda supressiva ao inciso II do parágrafo único do artigo 3º, que estabelecia o encaminhamento à consulta diretamente a um especialista na rede pública de saúde, sem a necessidade de prévia passagem pela UBS ou USF.