Foram aprovadas pela Câmara Municipal alterações que permitirão à rede pública de ensino de São Carlos ampliar o quadro funcional. A alteração em lei permitirá a contratação de mais professores, por exemplo, dando fim a um gargalo nas atribuições de aulas.
A proposta, de autoria do Executivo Municipal, foi aprovado por unanimidade pelos vereadores.
Conforme o projeto, o quadro de Professor I passará de 940 para 1.082, o de Professor II, de 340 para 390, o de Professor IV, de 32 a 32. Haverá mudanças na composição de Agentes Educacionais, de 100 para 120, e nas carreiras de Instrutor de Libras e Intérprete Educacional de Libras, ambas passando de 5 para 8.
A nova legislação permitirá a contratação de mais diretores, com o total passando de 61 para 66, coordenadores pedagógicos, de 15 para 27, e supervisor de ensino, de 10 para 12.
Além das mudanças no quadro funcional, o projeto aprovado na Câmara Municipal flexibiliza a substituição de diretores, diretores adjuntos, coordenadores e supervisores no caso de férias e ausências. Os cargos serão supridos por professores de carreira.
De acordo com a vereadora Raquel Auxiliadora (PT), houve ainda garantias de direitos aos profissionais da educação, com o aprimoramento das atribuições, como no caso das merendeiras.
A petista apontou a mudança de paradigma entre a gestão passada da Educação e a atual e salientou que o texto foi elaborado em várias mãos, ouvindo os servidores de carreira. Antes, segundo Raquel, os profissionais eram “atacados, criminalizados, perseguidos e excluídos de suas funções”.
“Vivemos momentos trágicos na Educação por falta de profissionais”. “Crianças tiveram que usar crachá porque a cada dia era um professor diferente e não tinha como decorar o nome”.
Em 2023, alunos da rede municipal de ensino chegaram a ser dispensados das aulas diversas vezes por falta de professores. O problema deve ter fim já no começo de 2024, garante o secretário da Educação, Roselei Françoso.
“Acho que é uma grande conquista para a educação e esperamos que a partir do ano que vem a gente não sofra tanto com a falta de professores na rede municipal”, opinou.
FIQUE ON!
Quer ficar ligado em tudo o que rola em São Carlos? Siga o perfil do acidade on São Carlos no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on São Carlos no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.