- Publicidade -
PolíticaCâmara de São Carlos aprova PL que permite ampliar nº de professores na rede

Câmara de São Carlos aprova PL que permite ampliar nº de professores na rede

Para vereadora, nova lei garante direitos de profissionais da educação, após “momentos trágicos” sob a gestão anterior; Roselei classifica como “grande conquista”

- Publicidade -

Foram aprovadas pela Câmara Municipal alterações que permitirão à rede pública de ensino de São Carlos ampliar o quadro funcional. A alteração em lei permitirá a contratação de mais professores, por exemplo, dando fim a um gargalo nas atribuições de aulas.

A proposta, de autoria do Executivo Municipal, foi aprovado por unanimidade pelos vereadores.

- Publicidade -

Conforme o projeto, o quadro de Professor I passará de 940 para 1.082, o de Professor II, de 340 para 390, o de Professor IV, de 32 a 32. Haverá mudanças na composição de Agentes Educacionais, de 100 para 120, e nas carreiras de Instrutor de Libras e Intérprete Educacional de Libras, ambas passando de 5 para 8.

A nova legislação permitirá a contratação de mais diretores, com o total passando de 61 para 66, coordenadores pedagógicos, de 15 para 27, e supervisor de ensino, de 10 para 12.

Além das mudanças no quadro funcional, o projeto aprovado na Câmara Municipal flexibiliza a substituição de diretores, diretores adjuntos, coordenadores e supervisores no caso de férias e ausências. Os cargos serão supridos por professores de carreira.

De acordo com a vereadora Raquel Auxiliadora (PT), houve ainda garantias de direitos aos profissionais da educação, com o aprimoramento das atribuições, como no caso das merendeiras.

A petista apontou a mudança de paradigma entre a gestão passada da Educação e a atual e salientou que o texto foi elaborado em várias mãos, ouvindo os servidores de carreira. Antes, segundo Raquel, os profissionais eram “atacados, criminalizados, perseguidos e excluídos de suas funções”.

- Publicidade -

“Vivemos momentos trágicos na Educação por falta de profissionais”. “Crianças tiveram que usar crachá porque a cada dia era um professor diferente e não tinha como decorar o nome”.

Em 2023, alunos da rede municipal de ensino chegaram a ser dispensados das aulas diversas vezes por falta de professores. O problema deve ter fim já no começo de 2024, garante o secretário da Educação, Roselei Françoso.

“Acho que é uma grande conquista para a educação e esperamos que a partir do ano que vem a gente não sofra tanto com a falta de professores na rede municipal”, opinou.

FIQUE ON!📲

Quer ficar ligado em tudo o que rola em São Carlos? Siga o perfil do acidade on São Carlos no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on São Carlos no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.

- Publicidade -
Bruno Moraes
Bruno Moraeshttps://www.acidadeon.com/saocarlos/
Bruno Moraes é repórter do acidade on desde 2020, onde faz a cobertura política e econômica. É autor do livro “Jornalismo em Tempos de Ditadura”, pela Paco Editorial.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -