A Câmara de São Carlos (SP) decidiu liberar a ocupação de 100% da capacidade no plenário durante as sessões.
A decisão foi aprovada pelos vereadores durante a sessão de terça-feira (22). Até o momento, por conta da pandemia, só estava liberado 30% de ocupação.
O uso de máscaras, no entanto, continua obrigatório no plenário, mas tornou-se facultativo nos outros ambientes da Câmara Municipal (gabinetes e áreas comuns).
DISCUSSÃO
O vereador Paraná Filho (PSB) foi o responsável por provocar a discussão sobre a continuidade da obrigatoriedade ou não do uso de máscaras na Câmara e usou a tribuna para defender que o equipamento de proteção seja facultativo. “O estado de São Paulo já desobrigou em locais abertos e fechados, a Prefeitura de São Carlos tornou também não obrigatório. Eu acho que a Câmara de São Carlos não pode ser o único órgão público da cidade a continuar obrigando o uso da máscara”, afirmou.
Já a vereadora Raquel Auxiliadora (PT) se manifestou no sentido de que o uso continue a ser obrigatório em ambientes fechados como o plenário. “Os especialistas são unânimes em dizer que é precipitado retirar máscaras neste momento (…). Por isso, eu continuo encaminhando para que, no plenário da Câmara, seja obrigatório o uso de máscara, com a liberação de 100% do uso do plenário”, disse.