A Câmara de São Carlos (SP) rejeitou, por 8 votos a 3, um projeto de lei para instituir a obrigatoriedade de comprovante da vacina contra a Covid-19 para acesso aos estabelecimentos comerciais, cinemas, academias e outros ambientes fechados no município.
A proposta é de autoria do vereador Azuaite Martins de França (Cidadania), que disse que esse era o momento de a Câmara tomar uma decisão sobre o tema. “Ou a gente admite em locais fechados pessoas que você não sabe se tomaram vacina ou não, e que podem, eventualmente, estar contagiando e colocando em risco a vida das pessoas que estão nesses ambientes, ou não”, afirmou.
O vereador Sérgio Rocha (PTB) ressaltou a importância da vacinação para combater a pandemia, mas se posicionou contrariamente ao projeto. “Esse projeto vai prejudicar bastante o segmento que já foi prejudicado dois anos na pandemia, que é o circo, é o cinema, a igreja, o comércio, vários setores (…). O comerciante não pode pagar mais preço”, disse.
Já o vereador Gustavo Pozzi (PL) disse não ser 100% contrário ao passaporte da vacina, mas entende que a proposta apresentada por Azuaite não é razoável. “Grandes eventos, grandes festas, eu acho que é o razoável. No entanto, a gente não pode exigir, por exemplo, do cara que vai no comércio, em academias”.
Para a vereadora Raquel Auxiliadora (PT), o projeto deveria ter sido retirado da pauta para definir melhor os critérios da obrigatoriedade do comprovante da vacina. “Esse projeto, do jeito que está, não está seguindo critérios epidemiológicos, porque não está definindo critérios claros de abertura e fechamento e de exigência ou não do passaporte da vacina”.
VOTAÇÃO
Votaram contra o passaporte: André Rebello (DEM), Bira (PSD), Dé Alvim (Solidariedade), Dimitri Sean (PDT), Gustavo Pozzi (PL), Robertinho Mori (PSL), Sérgio Rocha (PTB) e Tiago Parelli (PP).
Votaram a favor do passaporte: Azuaite Martins de França (Cidadania), Djalma Nery (PSOL) e Elton Carvalho (Republicanos).
Abstenções: Bruno Zancheta (PL), Raquel Auxiliadora (PT) e Rodson Magno (PSDB).