- Publicidade -
PolíticaCâmara repudia Bolsonaro por vetar inclusão de psiquiatra em livro de heróis

Câmara repudia Bolsonaro por vetar inclusão de psiquiatra em livro de heróis

Moção foi proposta por Azuaite Martins de França e foi aprovada de forma unânime por partes; Nise da Silveira foi precursora no uso da arte em terapia psiquiátrica

- Publicidade -

Nise da Silveira foi psiquiatra pioneira. (Foto: Arquivo Nise da Silveira / Agência Senado)

A Câmara são-carlense aprovou moção de repúdio ao veto do presidente Jair Bolsonaro (PL) à inscrição da psiquiatra Nise da Silveira no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria.

- Publicidade -

A moção foi proposta pelo vereador Azuaite Martins de França (Cidadania) e aprovada de forma unânime.

O veto do presidente ao projeto de lei da deputada Jandira Feghali (PCdoB/RJ) causou indignação no mundo intelectual, pelo fato de Nise da Silveira ter sido uma das referências da psiquiatria junguiana no Brasil e precursora de um tratamento baseado na arte.

Em justificativa de veto, Bolsonaro afirmou “não ser possível avaliar”, nos moldes da lei que criou o Livro, a envergadura dos trabalhos de Nise e os impactos dele no desenvolvimento da Nação.

Nise foi pioneira no que hoje se chama de luta antimanicomial e era crítica de métodos agressivos, como o uso inadequado de tratamento conhecido como eletrochoque.

- Publicidade -
Bruno Moraes
Bruno Moraeshttps://www.acidadeon.com/saocarlos/
Bruno Moraes é repórter do acidade on desde 2020, onde faz a cobertura política e econômica. É autor do livro “Jornalismo em Tempos de Ditadura”, pela Paco Editorial.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -