Vereadores de São Carlos (SP) devem avaliar na próxima sessão da Câmara Municipal veto parcial ao polêmico projeto de lei que cria o Conselho Municipal de Cultura. O assunto está na pauta da reunião de terça-feira (31).
Os artigos vetados tratavam sobre questões relacionadas ao Fundo Municipal de Cultura, que o conselho teria papel deliberativo, a composição do conselho e a formato de eleição dos conselheiros.
Na terça-feira também serão discutidos outros projetos, como o que institui o Prêmio “Prof. Dr. Sérgio Mascarenhas de Oliveira” de Ciência e Inovação. O cientista morto em maio foi homenageado na proposição do vereador Azuaite Martins de França (Cidadania).
Um dos maiores nomes da ciência na cidade, Mascarenhas criou o Instituto de Física e Química da Universidade de São Paulo (IFQSC/USP) e a Embrapa Instrumentação. Além disso, também foi um dos idealizadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), onde criou o curso de Engenharia de Materiais, o primeiro na América Latina.
Outros temas mais burocráticos, como a liberação de crédito adicional no Orçamento também estão no escopo da próxima reunião.