Vereadores da Comissão da Saúde da Câmara de São Carlos encaminharam hoje (15) pedido para que sejam reforçadas equipes de profissionais que atuam nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) durante o feriadão de Corpus Christi.
A comissão manifestou preocupação com o crescimento da demanda de pronto atendimento na cidade diante da elevação do número de casos de Covid-19, e defende também a necessidade de reforçar as medidas de prevenção ao contágio no município. O colegiado presidido por Lucão Fernandes (MDB) e integrado pelos vereadores Cidinha do Oncológico (Progressistas) e Sérgio Rocha (PTB).
“Após os feriados prolongados percebemos a elevação dos casos de Covid-19, devido às pessoas se reunirem em maior número, sendo importante que ocorra uma maior fiscalização como estratégia fundamental de combate à doença”, afirmou Fernandes.
Leia mais
Câmara de São Carlos se divide entre apoiar e cobrar nova titular da Saúde
Após testar negativo para Covid, Lula retoma agenda pré-eleitoral
Câmara e Fesc alinham apoio ao programa Farmácia Viva em São Carlos
“A pandemia ainda não estabilizou. Vemos hoje um significativo aumento de casos, quando as medidas de restrição praticamente acabaram e as atividades foram retomadas normalmente, em muitas delas sem a exigência do uso da máscara, e com isso o vírus continua se espalhando”, acrescentou.
No ofício, a Comissão de Saúde pondera que, apesar de boa parte da população estar vacinada, a imunização não impede a infecção.
“Essa cobertura vacinal ainda não é a ideal, especialmente as doses de reforço (terceira e quarta doses). Para se falar em eficácia de vacinação essa cobertura teria que estar em torno de 90% e estamos ainda a caminho disso”.
Os parlamentares ressaltam que “todas as doenças respiratórias aumentam nos meses de outono e inverno e com o coronavírus não é diferente; a melhor forma de prevenir a infecção pelo Sars-CoV-2 é continuar estimulando a vacinação da população, especialmente das doses de reforço e voltar a usar máscaras em ambientes fechados”.
A Comissão solicitou empenho da Secretaria Municipal de Saúde para reforçar as equipes de trabalho nas UPAs (médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem) “para que a população seja assistida de forma humanizada e com atendimento de qualidade”.
Veja também
Privatização da Eletrobras pode render redução de 2,3% na conta de energia
Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 52 milhões; veja como jogar