A apenas dois dias de voltar às urnas para a decisão do segundo turno das Eleições 2022, que acontece neste domingo (30) para definir o presidente dos próximos quatro anos e os governadores de 12 Estados brasileiros, uma dúvida muito comum começa a surgir: os eleitores que não compareceram à votação do primeiro turno podem votar no segundo turno?
Para sanar essa dúvida, o portal acidade on pesquisou e reuniu informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre os eleitores que não estiveram presentes no primeiro turno das Eleições 2022, realizado em 2 de outubro.
De acordo com o TSE, aqueles que deixaram de votar no primeiro turno podem exercer o direito ao voto normalmente no segundo turno, desde que estejam com o título eleitoral em situação regular.
LEIA MAIS
São Carlos tem histórico de aumento de abstenções no 2º turno
Assim, poderão votar no segundo turno somente os eleitores que votaram ou, ao menos, justificaram a falta nos três últimos pleitos, já que, o não comparecimento e a não justificativa por três vezes consecutivas resultam em cancelamento do título.
Mesmo os eleitores que faltaram às urnas no primeiro turno do dia 2 de outubro e não justificaram a ausência antes da realização do segundo turno podem votar normalmente no pleito do dia 30 de outubro.
O TSE esclarece que, após o segundo turno, os eleitores que faltaram às urnas em algum dos turnos ou nos dois têm até 60 dias para comparecer a um cartório eleitoral e justificar o voto.
Dessa forma, o prazo limite para justificativa do voto será até 1º de dezembro, independentemente se o eleitor faltou no pleito do primeiro turno ou do segundo.
VEJA TAMBÉM
A Fazenda 14: Vini Buttel é eliminado com 21,14% dos votos