A Delegacia Regional do Creci-SP (Conselho Regional de Corretores de Imóveis de São Paulo) lançou campanha para a instalação de novo Cartório de Registro de Imóveis em São Carlos.
Maior cidade da Região Central do Estado, São Carlos conta apenas com um cartório. Araraquara, Rio Claro e Jaú, municípios de porte semelhante próximas, têm mais de uma unidade para atender à população.
VEJA TAMBÉM
Caixa lança programa de renegociação de dívidas; veja como participar
Helicóptero da PM na praça: saiba o que o aparelho estava fazendo no Centro de São Carlos
O anúncio da campanha foi feito pelo delegado regional da entidade, Wenderçon Matheus Júnior, durante participação na tribuna livre, na sessão desta terça-feira (27), da Câmara Municipal. A motivação da pauta é o crescimento habitacional e a alta demanda no único cartório da cidade.
O Creci São Carlos deve ingressar com processo junto ao Fórum local solicitando o desdobramento do atual cartório de registro de imóveis. Levantamento feito pela prefeitura a pedido do conselho revela que o município soma mais de 142 mil imóveis cadastrados junto à Secretaria Municipal de Receitas e Rendas, que opera o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) na cidade.
O delegado regional informou que a Aeasc (Associação de Engenheiro, Arquitetos e Agrônomos de São Carlos) e a Acisc (Associação Comercial e Industrial de São Carlos) deram apoio à reivindicação dos corretores de imóveis local.
“Nosso presidente tem trânsito com o presidente do Tribunal de Justiça, com a Corregedoria e o governador. Esse tipo de pedido vai para a Assembleia Legislativa. Temos que correr com isso”, afirmou.
LUTA DESDE 1996, DIZ MARQUINHO
O presidente da Câmara, Marquinho Amaral (Podemos), afirmou que em 1996 houve uma grande discussão em São Carlos pela a divisão dos serviços de registros imobiliários em duas serventias.
“Fizemos um grande político, que culminou na campanha das imobiliárias, dos corretores, para trazer um novo cartório para a cidade. Nunca vi uma briga de tamanha garra, de energia, mas uma guerra desigual”, relembrou.
Marquinho informou que a Casa encampou a reivindicação de instalação de um segundo cartório de registro de imóveis em São Carlos e que redigiu requerimento, em conjunto com o vereador Fábio Zanchin (MDB), solicitando providências.
LEIA MAIS
Bolsonaro pode ficar inelegível? Veja a ordem dos votos