Vereador mais votado da atual legislatura, Djalma Nery (PSOL) percebeu aumento da procura por cidadãos em seu gabinete na Câmara Municipal em busca por garantias a direitos fundamentais.
O parlamentar participou da série de entrevistas sobre as atividades parlamentares no primeiro semestre de 2022.
A demanda, fruto da atual crise econômica, juntamente com a tarefa de fiscalização responderam por mais de 90% do trabalho do parlamentar.
“Com a crise que o Brasil tem vivido e São Carlos não é diferente e a demanda tem crescido muito, como a assistencial, cesta básica, auxílio aluguel. Nós explicamos como acessar esses direitos”, revela.
Na seara das proposições legislativas, o parlamentar apresentou, no primeiro semestre, um projeto que promete resolver os problemas e entupimento de encanamento de águas pluviais nos novos loteamentos, o bueiro ecológico.
LEIA MAIS
Câmara de São Carlos abre consulta sobre riscos de radiação de antenas
Vereador pede impugnação de licitação de radares em São Carlos
“Vamos tentar obrigar os novos empreendimentos a pensarem em um mecanismo simples, barato e efetivo para evitar entupimentos em bueiros. Essa é uma lei que já existe em outras cidades, que isso faça parte dos requisitos de loteamentos novos”, afirma.
O parlamentar também apresentou projeto que obriga estabelecimentos comerciais a oferecerem “Água da Casa” gratuita para os clientes. A ideia, já é realidade em grandes centros urbanos.
Projeto que traz ao município a obrigatoriedade da compostagem de resíduos orgânicos urbanos pode mudar a destinação do lixo domiciliar gerado na cidade, dando viés ecologicamente mais apropriado. Nos Estados Unidos, São Francisco é referência no uso do método para reaproveitamento dos resíduos. Por lá houve redução de 12% nas emissões de gases do efeito estufa pela adesão à compostagem e à reciclagem.
“É uma luta de 10 anos que estou travando. Fizemos uma consulta pública em 2013 sobre este assunto e a imensa maioria da população é favorável a essa política pública que destine os resíduos orgânicos para a compostagem ao invés dos aterros sanitários”, afirma.
Nas atividades de fiscalização, o vereador participou como relator da CPI da Prohab, comissão que investigou supostas irregularidades na estatal municipal. Djalma ainda fez acompanhamentos em licitações do Poder Público, atividade que tem sido um gargalo para a administração.
“Visitamos no ano passado e também neste ano a maior parte das escolas municipais e unidades de saúde e encontramos muita demanda por infraestrutura e problemas prediais que têm envolvimento com esse gargalo que é o setor de licitações”, comenta.
O parlamentar ainda ressaltou que deu prioridade à segurança pública dentro do escopo de atuação, com reuniões em diversos bairros, como o Santa Angelina, Centro e Santa Felícia, entre outros, para aproximação da população com a Polícia Militar e outros órgãos de segurança. “Precisamos pensar em estratégias de redução da criminalidade”.
A série de entrevistas segue nesta terça-feira (26) com a vereadora Raquel Auxiliadora (PT).
VEJA TAMBÉM
Veja 7 dicas e soluções para encontrar a sua cortina ideal