O ex-governador João Doria anunciou na manhã desta segunda-feira (23) a desistência de sua pré-candidatura à Presidência. O pronunciamento foi feito na Zona Sul de São Paulo e transmitido pelas redes sociais do político.
João Doria estava sendo pressionado por partidos da terceira via para desistir da vaga de candidato único do grupo que reúne MDB, PSDB e Cidadania, mas a cúpula das três legendas indicou que quer a senadora Simone Tebet (MDB) nas urnas.
Em seu discurso, ele contou sobre a trajetória política de seu pai – de onde disse ter vindo sua inspiração, e falou sobre sua trajetória dentro do partido e as prévias disputadas, detalhando a quantidade de votos que teve entre os outros candidatos.
“Me retiro da disputa com o coração ferido, mas com a alma leve. Com a sensação de dever cumprido e missão realizada, com boa gestão e sem corrupção. Saio com sentimento de gratidão e a certeza de que tudo que fiz foi em beneficio de um ideal coletivo”, disse.
Em novembro de 2021, Doria foi o escolhido para concorrer à Presidência da República após derrotar Eduardo Leite e Arthur Virgílio Neto em eleição interna. Em 18 de maio, data em que os partidos anunciariam nomes da chapa, o ex-governador sinalizou responsabilizar o partido na Justiça caso não fosse candidato.