O Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo (TRE-SP) está cadastrando voluntários que possuem conhecimento em Libras para atuar nas Eleições 2022. Os interessados receberão auxílio alimentação e terão direito à concessão de folga para quem possuir vínculo empregatício.
As inscrições podem ser feitas através do site do tribunal, e os interessados devem responder a um rápido formulário sobre disponibilidade de trabalho e conhecimento da Língua Brasileira de Sinais. (Clique e faça sua inscrição)
O papel do colaborador de apoio logístico será de possibilitar o atendimento adequado e orientar eleitores surdos ou com deficiência auditiva quanto ao local da seção eleitoral corretamente, além de sanar possíveis dúvidas.
Além do aprendizado, a experiência pode ser utilizada como atividade curricular complementar desde que a instituição de ensino tenha firmado convênio com a Justiça Eleitoral.
Os voluntários também recebem auxílio alimentação de R$ 45 no domingo trabalhado, em cada turno. Para quem possuir vínculo empregatício, o voluntário será dispensado do serviço e terá direito à concessão de folga, sem prejuízo salarial, pelo dobro dos dias da convocação, inclusive quanto aos dias destinados a treinamento.
O tribunal salienta que o certificado de participação em treinamento à distância, se for o caso, equivale a um dia de convocação e a dois dias de folga, e não pode ser concedido se ocorrer nos dias em que o voluntário já estiver à disposição da Justiça Eleitoral.