O primeiro semestre de Elton Carvalho (Republicanos) foi de graves denúncias contra a administração municipal. Entre os temas abordados que ganharam repercussão no cenário político estão o pagamento de aluguel por imóvel abandonado, escorpiões em creche e até a perda da lista de cirurgias eletivas.
O vereador do Republicanos é o terceiro entrevistado da série que o acidade on preparou sobre os trabalhos na Câmara Municipal. Ontem (21), o entrevistado foi Bruno Zancheta (PL).
Logo no início do ano, o parlamentar denunciou que a Prefeitura de São Carlos pagou R$ 70 mil em alugueis por um imóvel que estava sem uso, abandonado. O desperdício de dinheiro público foi parar no Ministério Público, que deu andamento a uma apuração.
LEIA MAIS
Bruno Zancheta: primeiro semestre de fiscalizações e denúncias
Roselei: educação e funcionalismo dominaram discussões em São Carlos
Em março, os pacientes que aguardavam por cirurgias eletivas em São Carlos souberam pelo vereador que a lista mantida pela Secretaria Municipal de Saúde tinha sido perdida. O assunto gerou burburinho na cidade e decepção em quem esperava há tempos pelo atendimento.
“Foi para o Ministério Público e está em apuração. Acredito que vá virar inquérito civil público para responsabilizar as pessoas que perderam a lista”, comenta.
Segundo o vereador, mais de 10 pessoas que estavam esperando por cirurgia tiveram seus cadastros deletados. Elas só foram encontradas após recadastramento.
Outro assunto que rendeu bastante foi a denúncia de que havia muitos escorpiões no Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) “Homero Frei”. Crianças deixaram de ser levadas para a aula por temor de acidentes graves envolvendo o aracnídeo.
“As professoras não interagiam com as crianças, pois elas ficavam cuidando, procurando escorpiões. Através da nossa denúncia logo se iniciou a procura por um novo local, as crianças foram para [um imóvel de uma] igreja e agora começaram a voltar porque a reforma aconteceu”, afirma.
Além dos escorpiões, a falta de professores rendeu críticas por parte de pais em vários bairros da cidade. Elton, assim como outros parlamentares, se uniram para tentar resolver o problema junto à secretaria Wanda Hoffmann.
“Teve a contratação de mais de 100 professores, mas eu ainda vejo que teve a falha. Faltou o investimento dos 25% e é um problema que foi denunciado ao Ministério Público e Tribunal de Contas”, relatou.
O vereador ainda ressaltou uma dificuldade vivida por pacientes que dependem de hemodiálise. Alguns deixavam de comparecer à terapia por falta de transportes.
“Na época eram 22 pessoas aguardando por transportes. Tinha gente que falava que não conseguia fazer a hemodiálise, porque não tinha dinheiro para ir. E o município não estava suprindo essa necessidade”, comenta.
Como resolução, o vereador conseguiu com a administração o compromisso de oferta de transporte gratuito para os pacientes. Um remanejamento de emenda parlamentar federal vai permitir que R$ 500 mil sejam usados para pagar custeio na Saúde. Com dinheiro próprio, a Prefeitura poderá comprar uma van para o transporte de pacientes e uma ambulância básica para o Samu.
Entre outras iniciativas do parlamentar estão apontamentos de melhorias na Farmácia da UBS São José, compra de kits esportivos para ongs, instalação de câmeras de monitoramento na região da Rodoviária, local apelidado por Elton como a “Cracolândia” de São Carlos.
A série de entrevista com os vereadores segue na segunda-feira (25), com Djalma Nery (PSOL).
VEJA TAMBÉM
VEJA TAMBÉM
O Luva de Pedreiro tem mais dinheiro do que você? Entenda a mágica das redes sociais