- Publicidade -
PolíticaJustiça atende pedido de suspensão de título de Cidadão Honorário de São Carlos a Jair Bolsonaro

Justiça atende pedido de suspensão de título de Cidadão Honorário de São Carlos a Jair Bolsonaro

Título havia sido concedido a Bolsonaro por meio do Decreto Legislativo nº 1067, de 13 de março de 2023, após aprovação do projeto de autoria do vereador Moisés Lazarine

- Publicidade -

Após ação na Justiça dos vereadores Azuaite de França (Cidadania), Djalma Nery (PSOL) e Raquel Auxiladora (PT), a Vara da Fazenda Pública de São Carlos atendeu o pedido de suspensão da concessão do título de cidadão honorário de São Carlos ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

A liminar foi atendida pela juíza Gabriela Muller Carioba Attanasio na última quinta-feira (21). O título havia sido concedido a Bolsonaro por meio do Decreto Legislativo nº 1067, de 13 de março de 2023, após aprovação de projeto legislativo de autoria do vereador Moisés Lazarine (União) no dia 12 de março na Câmara de São Carlos.

- Publicidade -

Na ocasião, a votação terminou com 13 votos favoráveis, quatro contrários e uma abstenção. Outros dois vereadores faltaram e não participaram da sessão.

Na decisão, a juíza julgou a concessão improcedente pois era necessário um voto a mais (14 votos favoráveis) para que o título fosse permitido segundo a Lei Orgânica do Município.

” (…) É necessário o quorum por maioria qualificada (2/3) dos vereadores que compõem a Câmara. No caso, o projeto obteve 13 votos favoráveis à sua aprovação, portanto, insuficientes para atingir o quorum mínimo exigido para tanto (14 votos dos 21 vereadores). Assim, em análise de cognição sumária, ao que tudo indica, não foi observado o devido processo legislativo na aprovação do Decreto (…)”, diz a decisão.

A Cidadania Honorária é concedida a personalidades que prestaram “relevantes serviços ao município e à população local”, segundo a Câmara Municipal. Jair Bolsonaro é investigado por tentativa de golpe de Estado e foi criticado no município pela condução da crise sanitária durante a pandemia de Covid-19 e pelos cortes orçamentários promovidos na Universidade Federal de São Carlos.

FIQUE ON!📲

Quer ficar ligado em tudo o que rola em São Carlos? Siga o perfil do acidade on São Carlos no Instagram e também no Facebook.

- Publicidade -

Receba notícias do acidade on São Carlos no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.

- Publicidade -
Raquel Baes
Raquel Baeshttps://www.acidadeon.com/araraquara/
Raquel Baes é formada em Jornalismo pela Universidade de Araraquara (Uniara) desde 2018. Passou pelas redações do Portal g1, EPTV Central e atualmente escreve para a editoria de Lazer e Cultura do acidade on Araraquara
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -