O prefeito Airton Garcia (PSL) sancionou a lei que institui o Programa de Dignidade Menstrual na cidade de São Carlos (SP). A publicação da norma foi realizada no Diário Oficial de sábado (20).
A proposta, de autoria dos vereadores Roselei Françoso (MDB), Cidinha do Oncológico (PP), Professora Neusa (Cidadania) e Raquel Auxiliadora (PT), foi aprovada em outubro na Câmara Municipal.
Com isso, a prefeitura deverá incluir nos itens de higiene das escolas públicas municipais, unidades de saúde e de assistência social, e nas cestas básicas distribuídas às famílias carentes, o fornecimento e a distribuição dos absorventes higiênicos.
Além disso, deverá promover campanhas de informação sobre saúde e higiene menstrual, além de disponibilizar em seu site oficial a relação de escolas e secretarias instituídas por essa lei.
A secretária de Educação, Wanda Hoffmann, explicou que o município já compra de produtos de higiene pessoal para as escolas e que, nesta semana, já estará incluindo os absorventes no próximo pedido. “Estamos tentando agilizar esse processo para suprir essa demanda tão importante das nossas estudantes”.