O vereador Lucão Fernandes (MDB) enviou ofício para órgãos de saúde de São Carlos (SP) questionando os estoques de suprimentos e de oxigênio na cidade. Foram contatados a Santa Casa, o Hospital Universitário da UFSCar, Secretaria Municipal de Saúde e hospital privado local.
O vereador relata que, além do aumento do número de casos, a ocupação de leitos de unidades de terapia intensiva (UTI) operados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) atingiu índices altos na cidade. “Diante de tudo o que está acontecendo, há uma grande preocupação quanto à prestação do serviço de saúde em São Carlos, serviço este que é essencial e importantíssimo frente à pandemia que estamos passando e o receio de nossa rede de atendimento entrar em colapso torna-se real”, explica.
O parlamentar lembra o que vem ocorrendo em Manaus, onde a falta de oxigênio e insumos nas unidades de saúde, acabou ceifando a vida de muita gente. “Isso gerou uma grande comoção, consternação e preocupação em todo o mundo. Uma catástrofe até então inimaginável”, afirmou.
Entre as informações solicitadas, Lucão quer saber se há acompanhamento diário e se houve aumento no consumo de oxigênio durante o período da pandemia. “Precisamos saber se há estoque de oxigênio para as unidades de saúde da nossa cidade e provisionamento futuro, tendo em vista que os casos continuam aumentando”, relatou. “Não podemos vivenciar em São Carlos, o que aconteceu em Manaus”, completou.
Além do oxigênio, o parlamentar questiona qual a atual situação dos insumos, como materiais e medicamentos, para a assistência dos pacientes de Covid-19. “Diante do aumento no consumo desses insumos, queremos saber se o fornecimento atual será capaz de suprir o avanço da demanda e o que tem sido feito para que não ocorra a falta de oxigênio, insumos e medicamentos, em especial, nas nossas unidades públicas”, afirma.
Outra preocupação é em relação aos leitos. “Há condições de ampliação dos leitos? Existem profissionais de saúde suficientes para atuar junto aos novos leitos, caso estes sejam criados?”, indaga o parlamentar.
Lucão ressalta que o questionamento tem o único objetivo de traçar um raio-X atual da situação de enfrentamento à pandemia e de colocar seu mandato à disposição para buscar apoio junto aos governos, caso haja a necessidade.
“Todos sabem que uma das minhas principais bandeiras sempre foi a saúde e eu não poderia cruzar os braços nesse momento em que essa pandemia tem aumentado e nos assustado demais. Continuaremos atuando e dando total apoio aos profissionais de saúde, que estão colocando suas vidas em risco para salvar a nossa população”, finaliza.