A poucos dias de encerrar o prazo de desincompatibilização, 21 servidores públicos municipais de São Carlos se afastaram para concorrer a cargos nas eleições deste ano.
A maior parte dos servidores afastados são da administração direta, com 18 licenças. O Saae conta com três funcionários afastados.
O levantamento foi feito pela Prefeitura de São Carlos a pedido do acidade on e não leva em consideração os afastamentos de comissionados em função das eleições deste ano.
Pela Lei das Eleições, servidores públicos, estatutários ou não, devem se afastar até três meses antes das eleições. O prazo vence na sexta-feira (5). A eleição é em 6 de outubro.
Durante o afastamento, os servidores de carreira têm a remuneração mensal garantida por lei. O afastamento termina na segunda-feira seguinte à eleição.
O prazo já havia vencido para juízes e secretários municipais concorrerem a prefeito ou vice (4 meses) ou a vereador (6 meses).
Vereadores, deputados estaduais ou federais que queiram concorrer a outro cargo, no caso prefeito ou vice, não há necessidade de afastamento.
Fique ON!
Quer se manter bem informado no maior portal de notícias do interior de São Paulo? Fique on com os nossos grupos e redes sociais, acesse abaixo:
📲 Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.