A Prefeitura de São Carlos oficializou neste sábado (6) a saída de três secretários municipais que podem concorrer nas eleições de outubro. A desincompatibilização do cargo comissionado é obrigatória para quem pretende disputar a preferência dos eleitores no pleito.
Segundo estipulado no calendário eleitoral, os interessados em participar da eleição proporcional, para vereador, devem deixar o cargo público seis meses antes da disputa – as eleições neste ano ocorrem no dia 6 de outubro. Já aqueles que pretendem disputar os cargos majoritários, de prefeito e vice, devem deixar as funções quatro meses antes do turno único.
Edson Ferraz, além de vice de Airton Garcia, ocupava a secretaria de Esportes e Cultura. Ele deixou o cargo e tem seu nome ventilado nos bastidores da política são-carlense como possível candidato a prefeito, vice-prefeito de Netto Donato e até mesmo vereador.
Para o lugar de Ferraz foi indicado Fernando Henrique da Silva Carvalho, considerado nome próximo do vice-prefeito. Em outros momentos do Governo Airton, Carvalho chegou a ser secretário de Governo e de Relações Legislativas e Institucionais.
Também deixou o primeiro escalão da Prefeitura de São Carlos a secretária de Infância e Juventude Ana Paula Panhoca. Suplente na Câmara Municipal, ela deve concorrer novamente a uma cadeira na Casa de Leis e teve como seu sucessor no cargo Samuel dos Santos.
Já a chefe de Gabinete de Garcia, Andreia Ferrezini, deixou o cargo e também pode disputar a preferência do eleitor nas urnas. Ferrezini desempenhava a função desde o final de 2022 e foi a única a não ter substituto indicado imediatamente pelo prefeito Airton Garcia.
Fique ON!
Quer se manter bem informado no maior portal de notícias do interior de São Paulo? Fique on com os nossos grupos e redes sociais, acesse abaixo:
📲 Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.