A vereadora Neusa Golineli (Cidadania), conhecida como professora Neusa, anunciou sua pré-candidatura a deputada federal.
“É uma busca de novos horizontes por São Carlos e para a população”, disse.
A parlamentar explicou que, caso confirme sua candidatura, vai seguir lutando pelas mesmas bandeiras que defende como vereadora. “O esporte como uma parte da educação que motiva a formação da criança. A proteção e o respeito aos animais, aos idosos, e principalmente o meio ambiente, já que sem ele a gente não estaria nem aqui”, afirmou.
Trajetória
Professora de educação física há mais de 30 anos em São Carlos, Neusa Valentina Golineli (Cidadania), de 61 anos, recebeu 1.187 votos nas Eleições 2020 e iniciou, em 2021, seu primeiro mandato como vereadora na cidade.
Nascida em Torrinha (SP), cidade 80 km distante de São Carlos, mudou-se para São Carlos na década de 80 para estudar física na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
Por aqui, ingressou na equipe de basquete feminino de São Carlos e a paixão pelo esporte a fez mudar de curso. Após perder o período de matrícula na UFSCar em 1984, abandonou a física e foi fazer Educação Física na Faculdade de Educação Física do Campo do Rui, onde formou-se em 1987.
Como professora, deu aulas de educação física em sua cidade natal, no Clube de Torrinha, e nas escolas Juliano Neto e Jesuíno de Arruda, em São Carlos.
Além disso, também chegou a dar aulas de física na escola Ademar Vieira Pisco, em Santa Maria da Serra (SP), e de matérias de exatas em diversas escolas de São Carlos.
De forma paralela, Neusa também desenvolveu alguns projetos na cidade. No RICEL, trabalhava temas de ciências, meio ambiente, cultura e esporte.
Esse primeiro projeto deu origem ao Basquete Para Todos (BPT), projeto que ela desenvolve com crianças e jovens até hoje no Ginásio da Redenção e na quadra da Escola Carmine Botta.