O primeiro dia de horário eleitoral gratuito tem paródia de um sucesso do cantor Latino, Alckmin cabo eleitoral de Haddad e Rodrigo Garcia se apresentando como “paulista raiz”.
Candidato dos apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) em São Paulo, Tarcísio de Freitas pediu a confiança dos paulistas e usou o hit “Me Leva”, substituindo a letra por “Tarcísio, me leva”. Disse esperar fazer a diferença se eleito governador, prometeu cuidar das pessoas e indicou que vai trabalhar pelo emprego dos jovens. Usou sua experiência anterior, como ministro da Infraestrutura no governo de Bolsonaro para passar ao eleitor a mensagem de que sabe fazer com o que há disponível e sacramentou: ‘São Paulo pode mais, e é isso que a gente quer’. Segundo a última pesquisa Datafolha, divulgada antes da campanha eleitoral gratuita no rádio e na TV, Tarcísio ocupa a segunda posição na corrida eleitoral, com 16% das intenções de voto.
LEIA MAIS
Propaganda eleitoral começa hoje no rádio e na TV
Membros da Processante se reúnem para decidir futuro de investigação contra Airton
O líder na mesma pesquisa, Fernando Haddad, se associou a Geraldo Alckmin – que governou São Paulo em quatro mandatos diferentes até 2018. Atualmente no PSB, Alckmin foi o principal nome do PSDB no Estado durante décadas e tem aceitação no interior paulista, tradicionalmente refratário ao Partido dos Trabalhadores. A aposta no ex-tucano levou Alckmin a aparecer antes mesmo de Lula, principal padrinho de Haddad, na propaganda de hoje. Além de apelar para cabos eleitorais, o programa de Haddad citou suas realizações em Brasília: destacou os programas de inclusão de estudantes como o Prouni, Fies e Pronatec.
Terceiro colocado na campanha, com 11% na pesquisa Datafolha, e atual governador, Rodrigo Garcia deixou claro qual será seu adversário neste início do horário eleitoral: Tarcísio de Freitas. Apelando para a música sertaneja, muito alinhada, justamente, com o interior do Estado, Garcia apresentou-se ao leitor como paulista raiz e colocou-se como alguém novo na política sem ser um novato. Garcia mirou Tarcísio, que vem sendo criticado pelos adversários por não ter laços com os paulistas.
A campanha no rádio começou pelos candidatos ao Senado, em seguida foram apresentados os candidatos a deputados estaduais e, por fim, governadores. A campanha gratuita volta ao rádio ao meio-dia. Às 13h será a vez da campanha estrear na TV, programa que será novamente exibido às 20h.
*Com informações do Estadão Conteúdo.
VEJA TAMBÉM
Confiança do consumidor sobe 4,1 pontos em agosto, diz FGV