Uma das três mulheres no Legislativo são-carlense, Raquel Auxiliadora (PT) trabalhou com grandes questões dentro de suas áreas prioritárias de atuação, que são educação e funcionalismo público.
Professora pública e integrante de sindicato, Raquel viu crises assolarem a educação municipal, que vivenciou no primeiro semestre deste ano problemas aflorarem, como a falta de professores e creches sem condições de receberem crianças.
Em outra ponta, o mandato da petista bateu de frente com a administração municipal por concessão de reajuste salarial que fizesse frente às perdas inflacionárias e judiciais dos últimos dois anos.
Raquel Auxiliadora é a participante da série de entrevistas do acidade on sobre os trabalhos do Legislativo no primeiro semestre de 2022.
LEIA MAIS
Câmara de São Carlos aprova processo de investigação contra Airton Garcia
MP: Prefeitura de São Carlos gastou R$ 300 mil em aluguel por terreno sem uso
No campo da produção legislativa, a vereadora afirmou ter buscado a colaboração da população na escolha de projetos e destinações de emendas parlamentares, por exemplo. Um processo semelhante ao edital só que mais simplificado, frisa a parlamentar é usado para eleger os destinos dos recursos. A ideia é beneficiar mais projetos e moradores possíveis com a verba.
Com as designações de ruas, outra inovação. Uma espécie de concurso é realizado para a eleição dos homenageados. A prioridade, porém, são as mulheres e negras, pessoas frequentemente esquecidas deste tipo de projeto de lei.
“Então, das 22 indicações, tiramos nomes de pessoas vivas que não podem ser homenageadas -, fizemos uma pré-seleção e ficaram 8 mulheres para votação popular. Então famílias e amigos votaram, em mais de mil votos, foi muito legal esse processo e as duas primeiras colocadas a gente fez o projeto de lei para dar nome às ruas”, explicou.
Dentro das proposições, Raquel menciona a autoria de um projeto de emenda à Lei Orgânica de São Carlos que garantiu reposição salarial anual a todos os servidores públicos municipais.
“Garantimos que todo ano os municípios reponham não menos do que a inflação para os servidores municipais. Isso é muito importante por que outras categorias e até servidores no Brasil não têm”, relata.
Para os funcionários públicos também foi aprovada matéria que estendeu para funcionários da educação o descanso no Dia dos Professores.
Raquel Auxiliadora menciona, ainda, lei que garante a pluralidade na publicidade oficial de São Carlos, com a cota de pessoas negras.
Para os próximos meses, a vereadora prevê muito envolvimento no processo eleitoral, “sem deixar de lado as obrigações com o município”.
VEJA TAMBÉM
A profissão mais flexível para você ganhar dinheiro