- Publicidade -
PolíticaEleiçõesSaiba como se inscrever para ser mesário voluntário nas eleições municipais; veja quais são os benefícios

Saiba como se inscrever para ser mesário voluntário nas eleições municipais; veja quais são os benefícios

Todo eleitor com mais de 18 anos pode se candidatar, desde que esteja em situação regular perante a Justiça Eleitoral

- Publicidade -

Os eleitores interessados em trabalhar nas Eleições 2024 podem realizar a inscrição para se mesária. A função é essencial do processo eleitoral e traz benefícios.

Os voluntários recebem o eleitorado, colhem e conferem as assinaturas no caderno de votação, liberam a urna eletrônica e são responsáveis por assegurar a tranquilidade da seção eleitoral.

- Publicidade -

Todo eleitor com mais de 18 anos pode se candidatar, desde que esteja em situação regular perante a Justiça Eleitoral.

A Justiça Eleitoral mantém uma página especial dedicada aos mesários. No Canal do Mesário, é possível conferir um passo a passo sobre como se inscrever para ser mesário, além de tirar todas as dúvidas sobre as funções a serem desempenhadas no dia da eleição.

Nas últimas eleições, em 2022, houve um aumento no número de mesários em São Carlos. Foram 1786 contra 1569 em 2020.

Nas Eleições 2022, o treinamento dos mesários ocorreu por meio de aplicativo e plataforma educacional. Eles também tiveram acesso a manual e vídeos, ao Canal do Mesário e a outros materiais avulsos.

Quem conclui o treinamento da Justiça Eleitoral tem direito a dois dias de folga no serviço, independentemente da duração do treinamento e da modalidade – se presencial ou virtual. Essa folga de dois dias, sem a perda do salário, também é garantida toda vez que a mesária ou o mesário presta um dia de trabalho à Justiça Eleitoral.

- Publicidade -

No dia da eleição, os voluntários também recebem auxílio-alimentação, no valor de R$ 60. Em caso de concurso público, se houver a previsão em edital, a participação como mesário pode valer como vantagem para desempate entre candidatos na disputa por vaga.

FIQUE ON!📲

Quer ficar ligado em tudo o que rola em São Carlos? Siga o perfil do acidade on São Carlos no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on São Carlos no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -