- Publicidade -
PolíticaSão Carlos estuda reabertura de leitos e aumento da testagem para Covid

São Carlos estuda reabertura de leitos e aumento da testagem para Covid

Autoridades da cidade discutiram, na manhã desta quinta, estratégias para frear aumento de casos de coronavírus e Influenza, além da chegada da variante Ômicron.

- Publicidade -

 

Após o aumento de casos de síndrome gripal e Covid-19, uma reunião foi realizada na manhã desta quinta-feira (6), na Câmara de São Carlos (SP), para tratar sobre a organização da estrutura de atendimento de saúde para o combate à incidência da variante Ômicron e da síndrome gripal provocada pela Influenza H3N2.

- Publicidade -

O evento, convocado pela Comissão de Saúde e Promoção Social da Câmara Municipal de São Carlos, presidida pelo vereador Lucão Fernandes (MDB), e composta pelos vereadores Cidinha do Oncológico (PP) e Sérgio Rocha (PTB), contou com a presença de representantes da prefeitura e de hospitais públicos e privados da cidade.

AUMENTO TESTAGEM

O secretário de Planejamento e Gestão, Luís Panone, que também é o presidente do Comitê Emergencial de Combate ao Coronavírus de São Carlos, falou sobre a importância de aumentar a testagem para Covid-19 e Influenza. “Nós fazíamos uma média de 80 testes diários, hoje nós estamos fazendo uma média de 400 testes diários. Então tivemos um aumento na ordem de 400%”, disse.

Panone também explicou que a cidade tem 16 mil testes em estoque atualmente: “É um número expressivo, mas se nós considerarmos o número expressivo de pessoas que não foram a segunda dose, e mais expressivo ainda número de pessoas que não estão indo tomar a dose de reforço, nós temos que ficar atentos até para a ampliação desse estoque”.

Como forma de aumentar a testagem, o presidente do Comitê Emergencial de Combate ao Coronavírus afirmou que a prefeitura estuda ampliar o número de pontos na cidade, fazendo uma desconcentração dos locais de testagem. “A desconcentração é importante que ela aconteça não apenas para mais um local, mas para pelo menos quatro locais: norte, sul, leste e oeste. Que a gente possa colocar a testagem mais perto das pessoas”, afirmou.

- Publicidade -

SITUAÇÃO DA SANTA CASA E REABERTURA DE LEITOS

Representante a Santa Casa de São Carlos, o médico Roberto Muniz explicou que a Santa Casa conta atualmente com 10 leitos de isolamento respiratório, sendo que no auge da pandemia contava com 30. “Hoje a gente tem duas doenças de transmissão, fora aquilo que nunca nos abandonou: tuberculose e outras doenças respiratórias. A desmobilização ocorreu a par daquilo que foi determinado pela Diretoria Regional de Saúde e secretaria de Saúde”, disse.

Por conta do aumento de casos, Muniz afirmou que já está sendo discutido com a secretaria municipal de Saúde a reabertura de leitos de UTI no hospital. “Talvez nós tenhamos que manter uma UTI respiratória por um tempo prolongado, porque essas doenças não vão embora”.

“O que estamos vendo é a circulação da nova cepa pela cidade. Ela já foi identificada nas cidades vizinhas que participam do programa da Unesp. Não nenhum motivo para acreditar que São Carlos seria diferente. Do ponto de vista epidemiológico, a velocidade de crescimento de casos demonstra isso, porque que ela é sempre igual onde quer que a cepa tenha entrado”, complementou Muniz.

IMPORTÂNCIA DA VACINAÇÃO PARA REDUZIR CASOS GRAVES

O médico da Santa Casa também ressaltou a importância de completar o ciclo vacinal contra a Covid-19 para evitar casos graves na cidade. “A gente sabe que essa cepa causa uma doença menos grave, principalmente em quem se vacinou com todas as doses. A gente pode esperar um terço de hospitalizações pelo mesmo número de infectados. Só que o número de infectados é muito maior, é muito mais rápido”, explicou.

SITUAÇÃO REDE PARTICULAR

De acordo com o vice-presidente da Unimed São Carlos, Ivan Linjardi, 800 pessoas procuraram atendimento no pronto-socorro da Unimed na quarta-feira, o que demonstra a evolução da transmissão do vírus nos últimos dias. “A média móvel ontem da Unimed São Carlos bateu recorde, a variação da média móvel. O que é isso? É quanto a média móvel, que é o número de casos em 7 dias, variou nos últimos 15 dias. Ela saltou no dia 26 de dezembro, de 9 casos, para 59 ontem. Isso significa mais de 1.600% de aumento”, afirmou Linjardi.

ÔMICRON JÁ PODE ESTAR CIRCULANDO EM SÃO CARLOS

Para o secretário municipal de Saúde de São Carlos, Marcos Palermo, a Ômicron já circula por São Carlos. “Nós estamos aguardando o sequenciamento da Unesp de Botucatu, que nós mandamos amostras para lá”, disse.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -