- Publicidade -
PolíticaSão Carlos tem queda nas abstenções, votos nulos e em branco no 2º turno

São Carlos tem queda nas abstenções, votos nulos e em branco no 2º turno

No segundo turno das Eleições 2022, a cidade registrou 22,2% de abstenções contra 22,5% registrados no segundo turno das eleições de 2018

- Publicidade -
São Carlos tem queda nas abstenções, votos nulos e em branco no 2º turno. (Foto: Denny Cesare/Código 19)
São Carlos tem queda nas abstenções, votos nulos e em branco no 2º turno. (Foto: Denny Cesare/Código 19)

De acordo com os dados disponibilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), São Carlos apresentou queda no número de abstenções, votos nulos e em branco no segundo turno das Eleições 2022, realizado no último domingo (30).

A queda se refere à comparação com os números registrados no segundo turno da eleição federal anterior, que foi realizada em 2018.

- Publicidade -

No último domingo, São Carlos registrou que 43.121 pessoas aptas ao voto deixaram de comparecer às urnas, o que representa uma abstenção de 22,2%, já que a cidade contabiliza, atualmente, 193.957 eleitores em situação de obrigatoriedade do voto.

LEIA MAIS
1º e 2º turno: Veja comparativo das eleições na região de São Carlos

Já no segundo turno das Eleições 2018, a cidade registrou que 41.553 pessoas faltaram às urnas do total de 184.848 eleitores aptos ao voto, o que equivale a uma abstenção de 22,5%. 

A comparação entre os dois pleitos permite observar que a cidade registrou uma ligeira queda de 0,3 pontos percentuais no número de eleitores que não cumpriram com o compromisso da votação.

Votos nulos

- Publicidade -

O números de eleitores que, por algum motivo, preferiram anular o voto ao invés de escolher entre um dos candidatos concorrentes também diminuiu de um pleito para o outro.

No segundo turno deste ano, São Carlos obteve 7.126 votos nulos para presidente da República, o que representa 4,72% do total de votos. Já em 2018, este número foi de 15.339 votos, o que equivale a 10,7% de votos anulados em relação ao total. 

Dessa forma, o município registrou uma queda significativa de cerca de 6 pontos percentuais no número de eleitores que anularam o voto para a corrida presidencial.

Em relação aos votos nulos para governador do Estado de São Paulo, no segundo turno de 2022 a cidade obteve 7,76% de votos nulos, já que 11.724 eleitores anularam a escolha dentre o total de eleitores votantes.

No segundo turno de 2018, 22.268 eleitores anularam o voto para a escolha do governador, representando 15,6% do total de votos. Assim, observa-se que a queda foi ainda maior do que os votos nulos para a presidência da República, visto que a cidade reduziu em quase 8 pontos percentuais o números de votos nulos para governador de um pleito para o outro.

Votos em branco

Os votos em branco também apresentaram queda na cidade. No segundo turno deste ano, a cidade somou 3.024 votos em branco para a disputa presidencial, isto é, 2% do total de votos foram votos em branco. 

Já no segundo turno de 2018, 4.319 eleitores votaram em branco para a escolha do presidente, o que equivale a 3% do total de votos. 

A diferença caracteriza uma queda de 1% na quantidade de votos em branco na corrida presidencial na comparação entre o resultado do segundo turno de 2018 com o de 2022. 

VEJA TAMBÉM
Saiba quem é Janja da Silva, futura primeira-dama do Brasil

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -