A Câmara de São Carlos aprovou, nesta terça-feira (1), um projeto de lei para nomear de Doutor Sérgio Mascarenhas de Oliveira uma avenida no bairro Vida Nova São Carlos.
Criador do Instituto de Física e Química da Universidade de São Paulo (IFQSC/USP) e da Embrapa Instrumentação, em São Carlos, o físico faleceu na segunda-feira (31).
De autoria da vereadora Neusa Golineli (Cidadania) e do presidente da Câmara Municipal, Roselei Françoso (MDB), o projeto foi aprovado por unanimidade.
Leia mais:
– Morre Sérgio Mascarenhas, fundador da UFSCar e da Embrapa de São Carlos
– “Deixou uma imagem inspiradora”, diz Yvonne sobre Sérgio Mascarenhas
– Gênio criativo, afirma chefe da Embrapa Instrumentação sobre Sérgio Mascarenhas
– Diretor do IFSC lamenta morte de Mascarenhas: “Ciência brasileira de luto”
Doutor Sérgio Mascarenhas de Oliveira
Sérgio Mascarenhas de Oliveira, embora tenha nascido no Rio de Janeiro, no dia 02 de Maio de 1928, foi uma pessoa de importância inestimável para a cidade de São Carlos.
Em vida, exerceu suas atividades no campo científico e pedagógico, posto que foi um ilustre físico e químico.
Foi membro do Conselho Universitário da UNICAMP. Diretor do Programa “Educação e Ensino de Ciências para a América Latina Ford Foundation. Coordenador Geral da Rede de Inovação e Prospecção Tecnológica para o Agronegócio (RIPA)- Min. De Ci. E Tec. (MCT) e IEA-USP-São Carlos.
Recebeu os seguintes prêmios: Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico (Presidência da República); Gugemheim Award (EUA); Fullbright Award (EUA); Yamada Foundation Award (Japão); Professor Emérito do Instituto de Física e Química de São Carlos (IFQSC/USP); Professor Emérito da Universidade Nacional (México); Cátedra Honorária M. Vallarta (México Univ. Nac. Autonoma); Cidadão Honorário da cidade de São Carlos; Personalidade do Ano (Sindicato dos Engenheiros de São Paulo); Prof. Emérito, Conferido pela Congregação do IFSC/USP (1999); Prêmio de Mérito Científico, na classe de Grã-Cruz, outorgado pelo Excelentíssimo senhor Presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, em 15 de agosto de 2002. Prof. Honorário do Instituto de Estudos Avançados da USP, desde 14 de agosto de 2003. Peão da Tecnologia, homenagem da Fealtec, pela criação dos grupos de pesquisas pioneiros que resultaram no Polo de Alta Tecnologia de São Carlos (2003). Homenagem recebida no lançamento da Revista USP 70 Anos, em 18 de maio de 2006. Voto de Aplauso pelo Prêmio de Pesquisador Emérito do CNPq, pelo seu trabalho e pelo pioneirismo em favor da ciência brasileira, outorgado pelo Senado Federal, senador: Arthur Virgílio (2006). Fundação Conrado Wessel de Ciência e Cultura 2006, premiado na modalidade de Ciência Geral. Doutor “honoris causa” pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) (2012). Doutor “honoris causa” pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) (2013).