A nova gestão de Airton Garcia (PSL) na Prefeitura de São Carlos (SP) terá como principais focos a área social e o combate às enchentes. Os dois desafios postos foram elencados pelo próprio prefeito e pelo vice Edson Ferraz (MDB) em entrevista à CBN São Carlos nesta sexta-feira (1º).
Para o chefe do Executivo são-carlense, as classes mais pobres continuarão a ter atenção especial do poder público municipal, com melhoria de serviços públicos que atendem essa faixa social.
“Para cuidar das pessoas você tem que fazer muitas coisas, até mesmo porque aquelas mais necessitadas, que dependem mais do poder público, elas precisam de tudo. Daí temos que prover tudo quanto é serviço para minimizar o sofrimento dessa população mais necessitada da cidade”, avalia.
O mandatário de São Carlos destacou as obras de recuperação viária realizadas ao longo do primeiro mandato. Sobre possíveis falhas, o prefeito disse que quatro anos “é um período muito curto” para que todas as ações tenham efeitos para a população.
O prefeito comentou as nomeações feitas para o secretariado. A irmã de Airton Garcia, Lucinha Garcia, será a secretária da Pessoa com Deficiência. Outro nome polêmico é o de Júlio César Alves Ferreira para Obras Públicas. Ele chegou a ser afastado pela Justiça após ser denunciado por improbidade administrativa pelo Ministério Público.
“Eu sempre nomeio secretário por competência técnica. Talvez seja um dos poucos prefeitos que não cede à pressão política. Sempre nomeei secretários capacitados e vou continuar nessa linha”, alega.
O vice-prefeito disse que continuará a trabalhar na linha de frente do combate às enchentes em São Carlos. Ferraz prometeu “prioridade” ao tema e quer trabalhar a mitigação de alagamentos em toda a cidade.
“Nós vamos iniciar com uma grande campanha de conscientização de limpeza de calçadas, não jogar lixo nas ruas, para não entupir rios. Depois têm os projetos que já existentes, de drenagem e micro drenagem na cidade como um todo. Mas não adianta ficar só no plano. O prefeito já iniciou algumas coisas, como a construção do piscinão que já está terminado e só falta fazer a ligação na região do CDHU”, finaliza.