A ex-ministra da Mulher, Família e dos Direitos Humanos Damares Alves disse em entrevista não querer ser candidata a vice em uma chapa de Jair Bolsonaro na disputa pela reeleição. O atual presidente é rejeitado por 61% das eleitoras e uma mulher na composição poderia melhorar a viabilidade eleitoral.
Damares, cujo nome voltou a circular nas fileiras do bolsonarismo, é uma das duas mulheres que poderiam substituir o “cotadíssimo” general Braga Neto. Também concorre a ex-ministra da Agricultura Tereza Cristina.
Sobre a possibilidade de uma mulher entrar na chapa, Damares afirmou que prefere a colega na função. “Eu sou doida”.
LEIA MAIS
Bolsonaro: clubes de tiro vão virar “bibliotecas” se Lula for eleito
PSD, de Kassab, se equilibra entre petismo e bolsonarismo
“A Tereza é ponderada, sensata, inteligente, na dela. O relacionamento dela com o Congresso é muito bom. Ajudaria a viabilizar a governabilidade. Eu dou doida! Eu sou barulhenta. Eu sou controversa. Sou polêmica. Para o papel de vice, daquela pessoa que tem que dar segurança ao presidente, que tem que dar para ele conforto, é a Tereza”, comentou.
Hoje em Brasília, a paranaense Damares Alves teve início da carreira política em São Carlos, município em que viveu entre 1989 e 1998. Ela se formou em direito na antiga Faculdade de Direito de São Carlos, a Fadisc. Como advogada, trabalhou na Secretaria de Turismo da Prefeitura. Em 1998, se mudou para Brasília para trabalhar como assessora parlamentar na Câmara dos Deputados. Em 2015, se tornou assessora jurídica do senador Magno Malta (PR-ES). Quatro anos depois entrou no Ministério da Mulher, cargo que permaneceu até neste ano. Em 2019, se tornou Cidadã Honorária de São Carlos. A homenagem foi proposta pelo então vereador Moisés Lazarine (PSL).
Até o momento, Damares é pré-candidata ao Senado pelo Distrito Federal, mas já cogitou disputar a eleição por São Paulo e pelo Amapá. Em entrevista recente, a política afirmou que queria, se eleita, presidir o Senado Federal.
VEJA TAMBÉM
Confira 10 dicas para viajar com seu pet