A ex-atleta Maurren Maggi (Republicanos) teve a candidatura a deputada federal indeferida pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) e está de fora das eleições deste ano. Segundo a Justiça Eleitoral, a são-carlense não apresentou a certidão de quitação eleitoral, problema decorrente de não prestação de contas de sua candidatura a senadora em 2018.
Na época, Maurren recebeu 2,9 milhões de votos e chegou a apresentar as contas ao TRE-SP sem constituir advogado e a papelada foi considerada não entregue. O caso chegou a ser julgado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que reafirmou que a inelegibilidade dela por oito anos.
Em 2020, a candidata chegou a disputar eleição para vereadora na cidade de São Paulo, onde mantém domicílio eleitoral, mas sob a tutela de liminar concedida pelo ministro Alexandre de Moraes, do TSE. A decisão definitiva em desfavor de Maurren foi tomada no ano passado, quando a maioria dos integrantes da Corte Eleitoral. A inabilitação eleitoral temporária da candidata foi intensamente debatida dentro do TSE.
LEIA MAIS
Comissão Processante decide seguir processo de cassação de Airton Garcia
Propaganda eleitoral tem hit de Latino, Alckmin com Haddad e Garcia “paulista raiz”
Candidatos de São Carlos
Com a saída de Maurren, seguem na disputa os candidatos à Câmara Federal Leandro Guerreiro (Patriota), Nino Mengatti (PSB), Marcos Palermo (MDB), Dimitri Sean (PDT), Andreia Tofollo (Solidariedade) e Waldemir Soares Júnior (PSTU). Para deputado estadual concorrem Roselei Françoso (MDB), Dé Alvim (Solidariedade), Elton Carvalho (Republicanos), Djalma Nery (PSOL), Júlio César Alves Pereira (PL) e Freire (Patriota).
VEJA TAMBÉM
Nasa adia “Missão Artemis I”, que marca a volta da agência à Lua