- Publicidade -
PolíticaUBS do Cruzeiro do Sul é parcialmente interditada pela Vigilância Sanitária

UBS do Cruzeiro do Sul é parcialmente interditada pela Vigilância Sanitária

Grande quantidade de telhas quebradas estava alagando um corredor da unidade. Prefeitura diz que os atendimentos seguem sendo realizados; vereador pede solução urgente

- Publicidade -

Corredor que precisou ser interditado. Foto: Divulgação/ Assessoria parlamentar

 

A Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Cruzeiro do Sul, em São Carlos (SP), foi parcialmente interditada pela Vigilância Sanitária Municipal (VISAM). De acordo com a Secretaria de Saúde, a interdição é em um corredor que interliga parte da unidade, mas o atendimento continua sendo realizado normalmente (veja a resposta completa no fim da matéria).

- Publicidade -

A denúncia sobre a interdição parcial foi realizada pelo vereador Elton Carvalho (Republicanos). O parlamentar explicou ter destinado uma emenda parlamentar para a instalação de grades em janelas, por onde os meliantes normalmente entram na unidade para realizar furtos.

Ainda segundo ele, de junho a agosto de 2021, foram registrados oito boletins de ocorrência sobre furtos no local. O mais grave aconteceu no dia treze de agosto, que em detrimento do furto da fiação elétrica, a unidade suspendeu os atendimentos por dez dias. 

Vereador Elton Carvalho explicou o motivo de ter adiado a votação do projeto. Foto: ACidade ON São Carlos
Vereador Elton Carvalho. Foto de arquivo: ACidade ON São Carlos

Na quinta-feira (9), Carvalho foi até a unidade para verificar a instalação das grades e ficou sabendo que local foi interditado parcialmente pela VISAM, por conta de uma grande quantidade de telhas quebradas.

Sendo que, quando chove, há uma forte infiltração da água na unidade, alagando o corredor que precisou ser interditado.

- Publicidade -

“Isso é uma vergonha, um absurdo. Cheguei aqui para verificar como estava a instalação das grades, para celebrar uma conquista com a equipe, mas me deparei com essa situação deprimente. Os servidores são até hostilizados pelos pacientes, pois eles imaginam que é culpa dos servidores ou apenas descarregam suas frustrações por esses problemas na equipe. É muito triste um posto que atende tantas pessoas não ter condições básicas de segurança”, disse o parlamentar. 

A UBS do Cruzeiro do Sul tem mais de 60 mil munícipes cadastrados e atende em média 200 pacientes diariamente, o que corresponde a 6 mil pessoas todos os meses. 

Vereador Elton Carvalho explicou o motivo de ter adiado a votação do projeto. Foto: ACidade ON São Carlos
Foto: Divulgação/ Assessoria parlamentar

Outro lado

Procurada pela reportagem do ACidade ON, a Secretaria de Saúde informou que foi interditado um corredor que interliga parte da unidade. O problema já tinha sido detectado e os orçamentos (para o poder público são exigidos três orçamentos) para o conserto do local já estão sendo feitos.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -